Sementes da Paixão — Agricultores nordestinos celebram dia de São José

 

Clique aqui para assitir a reportagem

A religiosidade do povo nordestino acolhe uma lista diversificada de santos. Há padroeiros para as mais variadas aflições e cada um tem seu dia, seu tempo para ser reverenciado.

O dia 19 de março é muito simbólico para os sertanejos. É o dia de São José, padroeiro dos agricultores, o santo que traz a chuva tão aguardada. Uma crença antiga no interior do Nordeste assegura que se não chover até o dia de São José, não chove mais. É o dia em que as famílias aguardam ansiosamente um sinal divino, um pingo de chuva, um chuvisco de esperança.

Esta fé que acompanha os sertanejos já foi mostrada em várias reportagens. Desta vez, buscamos uma abordagem diferente. Procuramos revelar as ações que acompanham as orações. De que adiantaria a chuva, se não houvesse semente para plantar?

Seguimos para o alto sertão da Paraíba, em Triunfo, para conhecer o banco de sementes comunitário de nome poético e muito resultado: o banco das sementes da paixão. Os agricultores separam parte dos grãos, dos anos de bom inverno para que não falte semente nos períodos mais difíceis.

Foi lá que conhecemos personagens fortes, determinados e com muita consciência da preservação do trabalho coletivo. Uma gente hospitaleira, cheia de simplicidade, como Dona Gonçala e Seu Antônio Rosendo que nos receberam em casa com carinho e curiosidade.

O Brasil profundo guarda belas histórias, sempre. É só pegar a estrada pra descobri-las.

O link para assistir o vídeo é: http://www.jnespecial.globolog.com.br/archive_2008_03_25_1.html?postId=488585

Jornal Nacional, 19/03/2008.

ou

video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM805228-7823-N-AGRICULTORES+NORDESTINOS+CELEBRAM+DIA+DE+SAO+JOSE,00.html

 

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags , ,
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*