Agricultoras do Polo da Borborema se preparam para a IV Marcha pela vida das Mulheres e pela Agroecologia

Desde o final do ano de 2012, que as agricultoras, agricultores e lideranças do Polo da Borborema vêm se reunindo para preparar a IV Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia que acontecerá em Solânea, no dia 08 de março.

Mais de 800 mulheres e por volta de 50 homens participaram do processo preparatório. Foram realizadas oficinas de sistematização de experiências, reuniões da coordenação ampliada e executiva do Polo, reuniões da Comissão de Saúde e Alimentação ampliada, reuniões municipais e comunitárias para debater a base da dominação das mulheres e da negação de seus direitos.

Mobilizadas pelo vídeo A vida da Margarida, as mulheres sentem-se encorajadas em partilhar seus testemunhos de vida: “Eu sou uma Margarida!”, “Eu fui uma Margarida!”. A partir de suas histórias, debate-se sobre a histórica desvalorização do trabalho feminino e suas raízes no patriarcado. Questiona-se e critica-se como o modelo patriarcal exclui seu trabalho, poda sua criatividade e violenta seus corpos e mentes. Nessas reuniões, permite com que possam reformular e, sobretudo, construir uma nova ética: é quando a produção para sustento ganha valor, a ajuda torna-se trabalho, e o não-conhecimento consolida-se como uma rede de sabedorias e identidade. Momentos únicos onde “abrem-se portas”, “trocam-se as cartilhas”, “escrevem-se novos livros”, “rompem-se com as amarras”, “questionam-se as leis”. Caminhos perseguidos pelas mulheres para construção de novas relações de poder entre homens e mulheres.

 


Created with flickr slideshow.

 

Isto foi postado em Fotos e Vídeos, Notícias dentro de com os temas e as tags , , ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *