Segurança Alimentar e Nutricional e Agricultura Urbana e Periurbana são temas de Café na Roça

DSC06404 (2)Como parte das atividades da Semana de Alimentação Carioca no Rio de Janeiro organizada pelo Consea-Rio, agricultores, técnicos, pesquisadores, gestores públicos e consumidores se reuniram no Rio da Prata, na Zona Oeste do município, para discutir as conexões estratégicas entre a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a prática da agricultura urbana e periurbana.

O Café na Roça permitiu aprofundar discussões iniciadas na oficina de agricultura urbana que aconteceu em junho no Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – FBSSAN – em Porto Alegre, RS. Para isso, contribuiu o local escolhido para a atividade: próximo aos limites do Parque Estadual da Pedra Branca, o sítio pertence a um dos associados da Associação de Agricultores Orgânicos da Pedra Branca (Agroprata).

Annelise Fernandez, professora da UFRRJ, abriu o debate enfatizando que os conflitos resultantes da presença de agricultores familiares em áreas do Parque nos motivam a tomar consciência das transformações que nossas redes podem estimular e as relações com o tema da SAN e da agricultura urbana. Ela lembrou que ninguém é contra a conservação, mas que não é necessário praticar uma conservação que expulse as pessoas e aumente condições de desigualdade e pobreza.

DSC06418 (2)Marcio Mendonça, da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, chamou a atenção para a Rede Carioca de Agricultura Urbana e sua luta por dar visibilidade aos agricultores e agricultoras do município e as garantias de acesso à alimentação saudável, respeitando o direito humano à alimentação adequada e à segurança alimentar. E esse também foi o tema de que trataram Marcos Albuquerque, do CEDAC, e Regina Oliveira, ao anunciarem as tentativas de rearticulação do Fórum Fluminense de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Antes da partilha do café da manhã, Francisco Caldeira, da Agrovargem, apresentou as experiências de comercialização para a alimentação escolar da associação localizada em outra vertente do Parque e reforçou da importância que a atuação em rede fortalece a agricultura familiar do município e a participação de agricultores e agricultoras em espaços como o Consea.

DSC06376 (2)Além do Café na Roça, outras atividades envolvendo a Rede Carioca de Agricultura Urbana aconteceram durante a Semana da Alimentação, como a Oficina de Hortas em Pequenos Espaços no Restaurante Cidadão de Jacarepaguá e a Oficina sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar na Escola Brigadeiro Schorcht.

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags ,
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*