Tem saúde na feira! Lançamento do Projeto Alimentos Saudáveis em Mercados Locais

Feira da Roça Nova IguaçuNo dia de 9 de outubro a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, juntamente com seus parceiros, irá lançar o projeto Alimentos Saudáveis em Mercados Locais que incentivará a transição agroecológica dos agricultores urbanos e periurbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro, bem como reduzir a distância entre a produção e o consumo de alimentos limpos e saudáveis.

O evento se inicia às 9h com a visita à Feira da Roça de Nova Iguaçu onde parceiros e participantes poderão conhecer um dos espaços privilegiados de visibilidade e valorização da agricultura familiar local e provar dos alimentos produzidos sem agrotóxicos, de forma natural por agricultores familiares da região. O lançamento continua no espaço do Centro de Formação (Cenfor) da Diocese de Nova Iguaçu, a partir das 11h, com a apresentação dos participantes do projeto e uma roda de conversa sobre as estratégias de comercialização das organizações da agricultura familiar da Região Metropolitana.

As possibilidades de fortalecer os mercados de proximidade que envolvem espaços de venda direta, mercados institucionais e os grupos de consumidores serão discutidas com parceiros do projeto: a Associação da Feira da Roça de Nova Iguaçu – AFERNI, a Associação dos produtores Rurais, Artesãos e Amigos da Microbacia do Fojo – AFOJO, a Cooperativa de agricultores familiares de Produtos Orgânicos – UNIVERDE, a Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Magé – COOPAGÉ e a Rede Carioca de Agricultura Urbana. São diversos os temas que compõem o cenário do acesso aos mercados locais na região: a venda de alimentos para escolas estaduais, como no caso da AGROVARGEM e da UNIVERDE, o processo de obtenção de documentos necessários para programas governamentais, no caso da COOPAGÉ, as Feiras da Roça, Feiras Agroecológicas e Feiras da Agricultura Familiar nos municípios de Nova Iguaçu, Magé, Guapimirim, e Rio de Janeiro. O evento contará também com a presença da Rede Ecológica, grupo de consumidores organizados, que irá tratar das estratégias de aproximação entre produtores e consumidores a partir de sua experiência de compras coletivas.

Além dos grupos citados que participam do projeto, são parceiros institucionais a Cooperativa Cedro, a Embrapa Agrobiologia, grupos de pesquisadores da UFRJ, UFRRJ, Farmanguinhos/Fiocruz, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Guapimirim e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O projeto Alimentos Saudáveis em Mercados Locais é realizado pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Desenvolvimento & Cidadania.

Selo Cidadania e Desenvolvimento

 

 

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *