Grupo Coletivo Triunfo realiza encontro em Bela Vista do Toldo-SC

Coletivo TriunfoNo último dia 06 de maio, o Coletivo Triunfo se reuniu no município de Bela Vista do Toldo, em Santa Catarina. O Coletivo é formado por agricultoras, agricultores, estudantes, professores, dirigentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Cooperativas da Agricultura Familiar dos municípios de Palmeira, Teixeira Soares, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Rio Azul e Ponta Grossa e tem por objetivo o fortalecimento de uma agricultura familiar agroecológica. Nesse encontro, além do Coletivo, estiveram presentes em torno de 120 pessoas entre agricultores, direção, professores e alunos da Escola de Educação Básica Estanislau Schumann de Bela Vista do Toldo.

Para promoção do debate e o aprofundamento sobre a agricultura familiar, seus problemas e potencialidades, o dia de trabalho foi dividido em três partes: uma visita à Cooperativa de Fortalecimento da Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense (Cooperfap) na localidade de Tira-Fogo; uma reunião do grupo coletivo triunfo na EEB Estanislau Schumann; e uma visita de intercâmbio em uma propriedade agroecológica onde se produz hortaliças e conservas, na comunidade do Salto D’Água Verde, no município de Canoinhas.

Coletivo TriunfoDurante a visita à Cooperfap, os participantes foram recepcionados por Regina Schimborski que explanou sobre como foi o início da organização da Cooperativa, as principais dificuldades encontradas, as fontes de recursos para implementação da infraestrutura, a construção da sede, aquisição de maquinários, além da regulamentação de documentos exigidos para o seu funcionamento. A Cooperativa que atualmente está com 6 anos de atividade e conta com 86 cooperados, tem hoje como carro chefe para comercialização conservas de pepino, abobrinha, picles, beterraba, molho de pimenta, feijão vagem e doces de maçã e abóbora. A Cooperativa ainda se organiza para este ano ainda iniciar a produção de pães caseiros e bolachas, entre outros alimentos, pois já estão com todo o maquinário adquirido.

Na reunião realizada na Escola Estanislau Schumann, o grupo Coletivo Triunfo debateu sobre a situação atual do Programa de Sementes Crioulas de Milho para Doação Simultânea e o novo projeto realizado pela Cooperativa de Agricultores Familiares Ecológicos de São Mateus do Sul (Cofaeco) com a participação de 33 famílias, para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para próxima safra. Outro tema amplamente debatido foi o resultado da audiência pública realizada em Palmeira no dia 17 de abril, sobre o uso do agrotóxico GAMIT na cultura do fumo e como dar consequência aos encaminhamentos do encontro.

Coletivo TriunfoTambém se discutiu e encaminhou a realização da Feira Regional de Sementes Crioulas e da Biodiversidade deste ano no município de Rio Azul, incentivando os agricultores a promoverem em seus municípios, junto com sindicatos, associações, grupo informais e cooperativas, o resgate das variedades crioulas de feijão que estão se perdendo e como consequência causando a erosão genética da cultura, além das diversas espécies de sementes de árvores nativas e animais, existentes e conservadas pelas famílias.

O grupo ainda promoveu uma visita em uma propriedade no município de Canoinhas-SC, onde os participantes puderam conhecer a família do jovem casal Marlene e Edison Prust. O casal vem produzindo uma grande diversidade de alimentos agroecológicos, principalmente hortaliças em cultivo protegido, e beneficiando doces, geleias, sucos, entre outros. Toda a produção da família é comercializada no município de Canoinhas na feira agroecológica, supermercados e sacolas entregues nas casas dos consumidores. O casal afirmou aos participantes que aderiram ao modo de produção agroecológica por acreditarem estarem Coletivo Triunfoproduzindo alimentos saudáveis sem uso de agrotóxicos e produtos agroquímicos, tendo em vista uma vida mais saudável para a família e também para os seus consumidores.

Animados com o que viram e ouviram, o próximo encontro do Coletivo já está marcado e será realizada a colheita comunitária da lavoura de milho crioulo da variedade São Pedro, na propriedade do Valmor Taborda, no município de São João do Triunfo.

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *