Grupo Coletivo Triunfo discute e desenvolve ferramentas para manejo ecológico de solo

DSC05618No último dia 21 de maio, o Grupo Coletivo Triunfo se reuniu na comunidade de Guaiaca dos Pretos no Município de São João do Triunfo-PR e na propriedade da família Paizani. Estiveram presentes em torno de 40 pessoas que fazem o Coletivo Triunfo. O Grupo se reuniu na sede da Associação e as atividades tiveram início com debate sobre manejo ecológico de solos animado por Fábio Pereira, assessor técnico da AS-PTA e por André Carvalho, professor da Universidade Federal de Viçosa.

Carvalho realizou de maneira simples e dinâmica uma palestra sobre o funcionamento e a importância do pó de rocha para os sistemas agrícolas. E demostrou com os agricultores que o uso de pós de rocha associados a adubos verdes e sementes crioulas são ferramentas de fundamental importância para a sustentabilidade da agricultura familiar e da agroecologia. Em seguida os agricultores e agricultoras puderam contribuir com a instalação de uma área experimental, na sede da associação, onde será avaliado coletivamente o efeito de pós de rocha associados aos adubos verdes de inverno.

DSC05625Na parte da tarde, o Grupo seguiu para a propriedade da família Paizani onde foi realizada uma pequena oficina sobre biofertilizantes, neste caso, o supermagro. A oficina que foi conduzida pelos assessores técnicos da AS-PTA contou com a contribuição de todos os participantes.

“O intuito desta atividade foi trazer para os agricultores e agricultoras familiares da região, ferramentas de baixo custo e de boa eficiência para lhes auxiliar na manutenção e evolução de seus sistemas de produção. Permitindo assim boa produtividade, rentabilidade e um manejo que respeite as peculiaridades ambientais de cada propriedade”, analisa Fábio Pereira.

 

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*