Agricultores da Feira Agroecológica de Palmeira buscam estreitar relação com consumidores

14463191_687658164716250_2072530739733523272_nTodo sábado é dia de feira agroecológica em Palmeira-PR. Há mais de 15 anos, agricultoras e agricultores organizados na Associação de Produtores Agroecológicos de Palmeira (APEP) se encontram na praça da Rua Conceição, onde é garantia de se encontrar frutas, hortaliças, tubérculos, cereais, além dos produtos beneficiados como pães, bolos e doces, alimentos sadios, livres de transgênicos e agrotóxicos.

No último sábado (24), a feira contou com a participação de um grupo de assessores da AS-PTA e de lideranças organizados na APEP e na Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (CAFPAL) para realizar uma pesquisa junto aos consumidores e feirantes, além de acompanhar a entrega de produtos para mercados locais e restaurantes da cidade, e a entrega de “sacolas domiciliares” – entregas de cestas previamente encomendadas pelos consumidores para melhor compreender o mercado local.

Essa pesquisa integra um projeto do qual a AS-PTA e a APEP fazem parte: Promoção da articulação entre cidade e campo em dinâmicas locais e regionais de abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar. Também compõem esse projeto o Centro Vianei, CETAP e CEPAGRO, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e é apoiado pela Misereor.

14441161_687658061382927_5895528184541592422_nO objetivo principal desse projeto é promover e articular as dinâmicas locais e regionais de produção, processamento e abastecimento agroecológico em organizações do campo e da cidade, orientadas em relações solidárias e nos princípios da soberania e segurança alimentar das populações.

No Centro-Sul do Paraná, as ações desse projeto se estende pelos municípios de São João do Triunfo e São Mateus do Sul e tem como parceiros Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Cooperativa de Agricultores Familiares (COAFTRIL). E no município de Palmeira, uma próxima etapa deste projeto ainda neste ano, serão realizadas visitas de intercâmbio entre os consumidores locais e os agricultores que estão produzindo, para que possam conhecer a forma que os alimentos agroecológicos são produzidos preparados e até processados até se tornarem os alimentos agroecológicos vendidos nas feiras locais.

 

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *