Oficina do Projeto “Aliança pela Agroecologia” apresenta estudos de caso

DSC07564Nos dias 19 e 20 de setembro, a AS-PTA vai realizar, no Rio de Janeiro, a Oficina “Avanços e limites das políticas para a agricultura familiar: uma leitura a partir da agroecologia”.

O objetivo principal do evento é apresentar e debater os resultados dos estudos realizados pela AS-PTA no âmbito do Projeto Aliança pela Agroecologia, no Agreste da Paraíba, e por pesquisadores do CPDA/UFRRJ na Serra Gaúcha.

Além da apresentação dos estudos de caso, a Oficina promoverá um debate sobre a incidência das políticas públicas sobre as redes sociotécnicas de agroecologia de âmbito territorial.

Entre as atividades previstas estão também o balanço e o planejamento das atividades da rede de pesquisa Políticas Públicas na América Latina e no Brasil, e uma análise sobre as possibilidades de interação entre as iniciativas do Projeto e da rede.

Participarão da Oficina, além de membros da AS-PTA, representantes do grupo de pesquisa da Universidade de Brasília (Unb) sobre Políticas para a Agricultura Familiar, do Polo da Borborema, da ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro), ASA-PB, do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) da Universidade Federal da Paraíba e da ActionAid.

Para Gabriel Fernandes, essa Oficina insere-se no objetivo principal do Projeto, que é investigar casos concretos para avaliar a relação entre os atores locais, as políticas públicas e a promoção da agroecologia.

Cofinanciado pela União Europeia, o Aliança pela Agroecologia é um projeto que reúne organizações sociais dedicadas à promoção do desenvolvimento rural sustentável. São elas: Red Rural (Paraguai), Cipca (Bolívia), Simas e Unag (Nicarágua), Fundebase (Guatemala), CEA (Equador), Imca e Recab (Colôm-bia), além da AS-PTA e da Action Aid, no Brasil.

Iniciado em 2013, o Aliança será concluído em novembro próximo, com um seminário em Brasília, durante o qual serão apresentados os estudos de casos desenvolvidos pelas organizações parceiras em seus respectivos territórios no âmbito do Projeto (para obter mais informações sobre o Aliança, acessar: www.alianzaagroecologia.org.br).

 

Isto foi postado em Notícias com os temas e as tags , ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *