Consumidores da Feira Agroecológica de Palmeira visitam propriedade agroecológica

17202967_637688719766437_8422266705315478088_nUm grupo de 15 consumidores da Feira Agroecológica conheceram a propriedade da família de Cleonice e Silvio Sluzars, na localidade de Paiol do Fundo, interior do município de Palmeira. O casal comercializa seus produtos na feira que é realizada todos os sábados pela manhã na praça Domingos Theodorico de Feitas, em frente ao Cemitério Municipal. Na visita, os consumidores conheceram as atividades de produção e vivenciaram um dia em uma propriedade agroecológica.

A família Sluzars já vem produzindo agroecologicamente há mais de 15 anos, optando por uma qualidade de vida mais saudável em questão ao uso de agroquímicos. A família faz parte da Associação de Produtores Agroecológicos de Palmeira (APEP), entidade que existe há mais de 20 anos e reúne várias famílias do município que têm produção agroecológica.

Na propriedade, os visitantes conheceram os sistemas de produção de hortaliças de diversas espécies a céu aberto e em estufas cobertas, além de criações, como de suínos da raça Moura, que é mais um investimento da família na produção de carne e fortalecimento da geração de renda familiar. O encerramento da visita foi marcado com o Café da Biodiversidade, no qual são servidos os alimentos que a família produz.

O objetivo principal da visita, que é organizada pela AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia, é mostrar a produção de alimentos saudáveis agroecológicos produzidos pelas famílias agricultoras, colocando os consumidores em contato com o dia a dia dessas famílias. Nesses momentos, são mostrados os sistemas que utilizam para a produção, colheita e processamento de alimentos até chegar ao consumidor, o que se dá através de feiras agroecológicas e entregas de sacolas em domicílio.

Projeto

17202998_637688833099759_1281029932734079654_nO projeto que a AS-PTA vem executando no município junto com a APEP e CAFPAL- Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira, tem como o título “Promoção da articulação entre Cidade e Campo em dinâmicas locais e regionais de abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar”. Este projeto é financiado pela entidade alemã Misereor – Katholische Zentralstelle für Entwicklungshilfe.

Segundo informou André Emílio Jantara, assessor técnico da AS-PTA, este ano já foram realizadas outras duas visitas de consumidores a propriedades e a intenção do projeto é fazer mais algumas visitas com novos consumidores. “Depois, vamos promover um encontro em forma de seminário para todos os participantes, com objetivo de discutir o tema da alimentação saudável agroecológica, aumentando a conscientização do risco que enfrentamos aos agroquímicos em nossa alimentação”, explicou Jantara.

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags , ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *