Vídeo – O Polo

Este documentário foi produzido no momento em que o Polo da Borborema celebra seus 20 anos. Construído com base em depoimentos de agricultores e agricultoras, de lideranças do Polo e de técnicos da AS-PTA, ilustra como um vigoroso processo sociopolítico de escala territorial foi constituído a partir da valorização de saberes e experiências práticas da própria agricultura familiar da região.

Com a assessoria da AS-PTA, o Polo da Borborema articula 150 organizações de base comunitária e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de 14 municípios para que atuem de forma coordenada na mobilização de agricultores e agricultoras para processos de experimentação e ação política em torno aos seguintes temas: sementes, saúde e alimentação, recursos hídricos, criação animal, agrofloresta e construção de mercados. De forma integrada a esse processo, apoia o fortalecimento de movimentos da juventude camponesa e das mulheres agricultoras, contribuindo para a democratização das relações de geração e de gênero e lutando contra todas as formas de violência contra as mulheres.

O vídeo demonstra a importância das práticas de cooperação e ação coletiva em âmbito territorial. Nesse sentido, é rico em ensinamentos para movimentos e redes empenhados na promoção da Agroecologia, particularmente no que se refere à necessidade de revisão crítica dos papeis das organizações da agricultura familiar, das entidades de assessoria e das políticas públicas.

 

Isto foi postado em Fotos e Vídeos dentro de com os temas e as tags ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *