III Encontro da Juventude Camponesa do Polo da Borborema debaterá o papel da juventude na conjuntura política brasileira

Encontrão da JuventudeA Comissão de Juventude do Polo da Borborema, uma articulação de 14 sindicatos de trabalhadores rurais da região da Borborema na Paraíba, em parceria com a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, irá reunir um grupo de 150 jovens dos municípios onde atua no III Encontrão da Juventude Camponesa, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de agosto, no Hotel Fazenda Day Camp, no Sítio Lucas, em Campina Grande-PB. O objetivo é debater a ação com os jovens rurais nas lutas dos movimentos sociais, o impacto das reformas trabalhista e previdenciária na vida da juventude do campo e promover uma reflexão acerca da realidade brasileira.

O evento terá início na tarde da sexta-feira, dia 11, com a Plenária Polo da Borborema, um Movimento Sindical. À noite haverá oficinas culturais de cordel e xilogravura, instrumentos musicais, teatro e dança regional. No sábado, dia 12, durante todo o dia, acontecerão cinco oficinas técnicas sobre os temas: Sanidade de Pequenas Criações; Beneficiamento do Cuscuz e Empacotamento de Sementes da Paixão; Compostagem e Produção de Caldas; Oficina de Produção de mudas e formas de cultivos e Reuso da água servida.

No final da tarde do sábado, haverá a Plenária Gênero, Diversidade e Sexualidade. O segundo dia de encontro se encerra com um jantar cultural, com uma feira de socialização das atividades desenvolvidas nas oficinas culturais e um forró pé-de-serra. A programação do domingo, dia 13, se inicia com um torneio de futebol e de baleada, nas primeiras horas da manhã, em seguida haverá uma plenária para a socialização oficinas, avaliação e encaminhamentos.

Os Encontrões da Juventude Camponesa acontecem desde o primeiro semestre de 2016 e são realizados a cada seis meses. Os encontros são momentos de formação e articulação da rede de lideranças jovens que atuam no território da Borborema, seja organizando fundos rotativos solidários, jovens feirantes, viveiristas e coletores de sementes. O objetivo do Polo da Borborema é reconhecer e valorizar o trabalho dos jovens agricultores, incentivando a sua permanência no campo e a sucessão no movimento sindical. O evento é ainda um espaço de preparação para o IV Encontro Nacional de Agroecologia, que acontecerá em 2018, em Belo Horizonte-MG. O trabalho com a juventude do Polo da Borborema conta com o apoio das organizações da cooperação internacional Action Aid e terre des hommez schweiz.

 

Programação

Sexta, 11/08:

14h – Mística, abertura, acordos de convivência, socialização da programação do evento;
15h – Plenária: As lutas dos Movimentos Sociais
17h30 – Encaminhamento para as oficinas culturais e técnicas.
19h30 – Oficinas Culturais
1) Cordel e Xilogravura
2) Musicalidade
3) Teatro
4) Dança Regional

Sábado, 12/08:
8h30 – Oficinas Técnicas
1) Sanidade de Pequenas Criações
2) Beneficiamento do Cuscuz e Empacotamento de sementes da paixão
3) Compostagem e Produção de Caldas
4) Produção de mudas e enxertia
5) Reuso da água servida

13h – Oficinas técnicas
Repetição das oficinas da manhã para outros grupos jovens.
16h – Plenária: Gênero, Diversidade e Sexualidade
19h30 – Jantar Cultural
20h30 – Feira de socialização das atividades desenvolvidas nas oficinas culturais
21h – Forró

Dia 13 de agosto

7h – Torneio de futebol de baleada
9h30 – Plenária socialização oficinas, avaliação e encaminhamentos.
11h – Momento de lazer
13h – Almoço
14h – Retorno para os municípios.

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags , ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *