Paredes comestíveis: construção de hortas verticais e nas lajes

ComunidadeAgricola_4No último 16 de novembro foi lançado o projeto “Hortas Urbanas Agroecológicas” que vai ajudar a construir hortas verticais e nas lajes, inicialmente na sede da Associação de Moradores da Comunidade Agrícola de Higienópolis, situada nas proximidades da Linha Amarela.

Com uma apresentação sobre a história da comunidade, Raimundo, presidente da associação de moradores, deu início à conversa. O local foi ocupado em 1990, com uma horta comunitária e possui hoje aproximadamente cinco mil moradores, a maior parte de origem de outros estados.

Na rodada de apresentação os moradores falaram sobre as suas relações com agricultura e seus sonhos de plantar. A maioria tem relação com agricultura, seja pelos pais e familiares agricultores, pelas lembranças da terra natal ou, até mesmo, como agricultores urbanos que cultivam em vasinhos, na calçada de casa e plantando frutíferas pela comunidade nos dias de hoje. Seu Heleno, pedreiro e vizinho da associação, contou que ainda tem família agricultora em Pernambuco, que cultiva em vasinhos na laje de casa e que estava animado e disposto a ajudar na construção do projeto. A mineira Valdivina também contou a sua experiência com os vasinhos e ainda afirmou: “Sei plantar milho, feijão…”. Outro morador disse que durante a infância, vendia os legumes que a mãe plantava e que antes de se aposentar plantava na escola onde trabalhava. A moradora Cláudia, que veio de Niterói (RJ), conta que tem uma “floresta tropical”, composta por laranja, tangerina, e que planta tudo que pode.

ComunidadeAgricola_5Zilma do INVEPAR falou sobre o instituto e o projeto proposto para a comunidade. Gesche, representando a AS-PTA, terminou a apresentação mencionando as áreas que poderão receber as hortas, as possibilidades estruturais e materiais para a construção das mesmas.

Durante a reunião, muitas dúvidas sobre o cultivo das plantas foram levantadas, assim como diversas experiências foram relatadas, demonstrando o interesse dos moradores por agricultura. Conversamos sobre os materiais que poderão ser utilizados para a construção da horta, tais como garrafas pet, tubos de pvc e objetos que podem ser encontrados pela comunidade. Algumas plantas que o pessoal quer plantar são coentro, pimentão, hortelã, tomate, acerola, cheiro verde, couve bertalha, entre outras. Foi falado da importância de envolver as crianças nas oficinas e do quanto o projeto pode auxiliar na discussão sobre educação ambiental e descarte do lixo na comunidade. A conversa terminou com um lanche e com os encaminhamentos para as próximas oficinas, tais como caminhada pela comunidade e recolhimento de objetos possíveis para compor a horta, planejamento do design das hortas e oficina de compostagem.

Esse projeto é uma parceria entre a AS-PTA, o INVEPAR, a Linha Amarela (LAMSA) e a Associação de Moradores da Comunidade Agrícola de Higienópolis.

 

Isto foi postado em Notícias dentro de
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *