Agricultoras de Rio Azul-PR se reuniram por ocasião do 8 de março

No dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, foi realizado no município de Rio Azul-PR o 2º Encontro Municipal de Mulheres. O encontro aconteceu no Centro de Eventos Martins e foi promovido pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais do município em parceria com Projeto de Diversificação, a AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia e Grupo de Mulheres da Comunidade da Invernada.

O encontro reuniu mais de 200 mulheres de 23 comunidades rurais de Rio Azul e também da cidade e teve por objetivo refletir sobre o papel das mulheres na agricultura familiar e também na sociedade. Além de debaterem sobre como a conjuntura vem afetando diretamente os direitos e a vida das mulheres.

O encontro foi marcado por duas palestras. A primeira ministrada pela professora Daiane Gemelli, de União da Vitória e a outra pela Renata, do Projeto Mais Gestão de Irati. As palestras suscitaram debates e reflexões sobre a valorização das mulheres no campo e na cidade, a partir da valorização de suas atividades práticas realizadas no dia a dia familiar, além de dar relevo à importância do seu papel produtivo e da necessária revisão da divisão do trabalho doméstico.

Tempo importante foi dedicado a análise dos direitos e conquistas ameaçados pela atual conjuntura política, organizando uma pauta de ação coletiva que foi sistematizada numa carta do evento. As mulheres organizaram seus trabalhos para garantir a manutenção da diversidade na agricultura, na promoção da segurança alimentar e nutricional por meio da valorização da produção de seus quintais, na garantia do acesso a políticas públicas para comercialização da produção como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE; também constituíram como pauta a construção de espaços de auto-organização das mulheres, o acesso a políticas públicas de geração de renda, a luta pela divisão justa do trabalho doméstico e pela previdência social para as mulheres agricultoras.

Ao final dos debates, houve um momento de troca de conhecimentos, sementes e mudas entre as participantes, que puderam trocar receitas, dicas de cultivo e saberes sobre a medicina caseira e outros.

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*