Escolas do Campo da Borborema apresentarão experiências pedagógicas durante Feira no município de Remígio-PB

No dia 26 de abril, sexta-feira, em Remígio-PB, 17 escolas rurais dos municípios de Solânea, Arara, Alagoa Nova, Remígio e Esperança irão apresentar e trocar experiências pedagógicas, durante a I Feira de Saberes e Sabores das Escolas do Campo. A programação acontecerá, das 8h às 11h, na Avenida Joaquim Cavalcante de Morais, rua da prefeitura, no Centro. A feira terá como tema “Eu e minha escola construindo história” e tem como objetivos promover a troca pedagógica entre as escolas do campo; reafirmar a importância das escolas rurais, no contexto da agricultura familiar e fortalecer o diálogo com a sociedade sobre o papel das escolas no campo na formação dos agricultores e no fortalecimento da agricultura.

As 17 escolas envolvidas na feira são parceiras das “Cirandas da Borborema”, principal ação da Campanha de Valorização da Vida na Agricultura Familiar. A Campanha é uma iniciativa da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia em parceria com o Polo da Borborema criada em 2002. As cirandas são ações lúdicas e pedagógicas que acontecem duas vezes por ano em cerca de 50 comunidades rurais, onde são trabalhados temas como o uso da água, resgate de brincadeiras tradicionais, alimentação saudável, direitos e deveres, entre outros. As atividades são voltadas para crianças, filhos e filhas de agricultores familiares dos 13 municípios de atuação do Polo da Borborema, uma rede de sindicatos de trabalhadores rurais da região da Borborema, que trabalha pelo fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica.

A atividade é aberta ao público e estão envolvidos cerca de 60 educadores e educadoras do campo, devem participar ainda pais, mães e alunos de outras escolas do município. Na feira, os visitantes poderão conhecer experiências no campo da educação contextualizada na forma de maquetes, banners, cartazes, exposição de trabalhos manuais e poderão também comprar produtos agroecológicos que estarão sendo comercializados no local. A programação contará com apresentações culturais como música ao vivo e declamação de poemas.

A Feira conta com a parceria da Secretarias de Educação do município e com o apoio das agências de Kindermissionswerk, ActionAid, CCFD Terra Solidária e terre des hommes schweiz, que apoiam o trabalho do Núcleo de Infância e Educação da AS-PTA em parceria com o Polo da Borborema.

Programação

7h – Chegada das escolas e montagem da feira
8h30 – Abertura oficial da Feira
9h – Atividades culturais (Mostra de experiências, música ao vivo, poesia e comercialização de produtos)
11h – Encerramento

 

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags , ,
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Um comentário

  1. Eliane
    Postado 23 de Abril de 2019 às 19:23 | Permalink

    Parabéns pela excelente iniciativa em valorizar a educação do campo. Estamos juntos

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*