Feira Agroecológica na Praça da Bandeira celebrará Semana dos Orgânicos em Campina Grande-PB

A Comissão Estadual de Produção Orgânica – CPOrg-PB e o Grupo de Trabalho – GT de Comercialização da Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba, realizarão, no dia 30 de maio, das 7h às 11h30, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, mais uma edição da Feira Regional de Produtos Agroecológicos. A data do evento é alusiva a Semana Nacional dos Orgânicos, celebrada entre os dias 26 de maio a 01 de junho.

Assim como em 2018, a Feira terá como tema “Por um São João Livre de Transgênicos e Agrotóxicos” pela proximidade com as festas juninas na terra do “Maior São João do Mundo” quando aumenta consideravelmente a procura por produtos derivados do milho. Estarão na Praça cerca de 60 feirantes vindos de 25 municípios das regiões Médio Sertão, Agreste, Cariri Oriental e Ocidental, Seridó, Curimataú e Borborema, onde já ocorrem feiras agroecológicas periódicas.

Estarão montadas 30 barracas com a comercialização e degustação de uma diversidade de hortaliças, frutas, mel, leite, ovos e produtos beneficiados da agricultura familiar de base agroecológica, como queijo, bolos, polpas, doces e biscoitos além das tradicionais comidas de milho, pamonha, canjica, mungunzá e xerém. Haverá ainda apresentações culturais, distribuição de materiais educativos e demonstração de como é feito o teste de transgenia nas sementes de milho.

A semana dos orgânicos é promovida a nível nacional desde 2005 pelas CPOrg’s com apoio do Ministério de Agropecuária e Abastecimento – MAPA, dentro da Campanha “Produto Orgânico melhor para a vida”, que tem como objetivo o esclarecimento dos consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo.

A Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg), é formada por representantes de segmentos da rede de produção orgânica da Paraíba e entidades governamentais e não governamentais. Já a Articulação do Semiárido Paraibano é uma rede de entidades de promoção da agricultura familiar organizada em sete microrregiões da Paraíba e ligada a Articulação do Semiárido Brasileiro, organizada em 11 estados do Semiárido.

São parceiros da realização da feira o Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (NERA-UEPB), o Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido (CVT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags , ,
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*