Feira agroecológica regional reuniu 80 feirantes e movimentou praça central de Campina Grande (PB)

Na manhã da última quinta-feira (30), pelo segundo ano consecutivo, a Semana Nacional dos Orgânicos, celebrada 26 de maio a 01 de junho, foi comemorada em Campina Grande com uma Feira Regional de Produtos Agroecológicos. O local escolhido foi a Praça da Bandeira, no Centro da cidade, e atraiu um grande público em busca de alimentos saudáveis.

Nas 30 barracas montadas no espaço, cerca de 80 feirantes comercializaram uma diversidade de frutas, hortaliças, tubérculos, ovos, leite e mel, mudas, vários produtos beneficiados como queijo, bolos, polpas, doces e biscoitos, além das tradicionais comidas de milho, pamonha, canjica, mungunzá e xerém, tudo livre de transgênicos e agrotóxicos. Os agricultores vieram de 30 municípios das regiões Médio Sertão, Agreste, Cariri Oriental e Ocidental, Seridó, Curimataú e Borborema, onde já ocorrem feiras agroecológicas semanalmente.

Organizaram a feira a Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg-PB) e a ASA Paraíba, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Comercialização, com a parceria do Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (NERA-UEPB), do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido (CVT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante a abertura da feira, Emanoel Dias, membro do GT de Comercialização da ASA e da CPOrg lembrou que “comer é um ato político”: “Estamos trazendo os agricultores para dialogar com os consumidores e para mostrar que existe uma produção orgânica nessa região. Nesse mundo que estamos vivendo onde os alimentos ultraprocessados têm ganhando cada vez mais espaço na nossa mesa e nossa qualidade de vida vem diminuindo, a oportunidade de consumir alimentos saudáveis está nas feiras agroecológicas”.

Segundo Hermes Ferreira Barbosa, Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) existem na Paraíba atualmente 25 associações e 447 agricultores cadastrados no Ministério, o que representa 800 hectares de área plantada. Ele falou ainda sobre a importância do produto orgânico para o MAPA: “Temos esse tema como prioritário porque sabemos da importância da produção orgânica, não só pela qualidade, mas para a saúde da população, proteção do meio ambiente e na geração de renda. Essa é uma agricultura que cresce de forma significativa porque o consumidor está mais consciente”.

Semana dos Orgânicos

A semana dos orgânicos é promovida em todo o Brasil desde 2005 pelas CPOrg’s com apoio do MAPA, dentro da Campanha “Produto Orgânico melhor para a vida”, que tem como objetivo o esclarecimento sobre o que são os produtos orgânicos, quais os seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais, estimulando o seu consumo.

A Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg) é formada por representantes da rede de produção orgânica da Paraíba e entidades governamentais e não-governamentais. Já a Articulação do Semiárido Paraibano é uma rede de entidades de promoção da agricultura familiar organizada em sete microrregiões da Paraíba e ligada à Articulação do Semiárido Brasileiro, que articula os 10 estados do Semiárido, todos os do Nordeste e Minas Gerais.

 

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags , , , ,
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*