Próxima segunda-feira (20/06), às 9h, a Assembleia Legislativa da Paraíba realiza uma audiência pública no território da Borborema para debater os impactos dos grandes projetos de energias renováveis que se instalam na Paraíba.
O evento será em Esperança, no Ginásio Esportivo “O Ninão”, e retoma as discussões que foram levantadas pelas mulheres agricultoras da Borborema durante a 13ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, em maio passado.
A audiência é uma proposição da Frente Parlamentar Ambientalista, a partir da iniciativa da deputada Estela Bezerra (PT) e vai ouvir especialistas nas áreas jurídica e de energia renovável, além de testemunhos de mulheres agricultoras de Pernambuco que vivem numa área onde houve a instalação de um parque eólico em 2015.
Na audiência, também falarão uma representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que tem acompanhando a invasão das indústrias de energia renovável em vários territórios da Paraíba, e uma representante da Marcha pela Vida das Mulheres, mobilização que ampliou a voz das mulheres agricultoras que sabem dos impactos negativos na vida de suas famílias e dizem não a esse projeto que só atende aos interesses empresariais, em detrimento da qualidade de vida das famílias agricultoras.
O Polo da Borborema – um coletivo com 13 sindicatos rurais, cerca de 150 associações comunitárias, uma associação regional e uma cooperativa estadual – vai mobilizar para a audiência cerca de 500 pessoas das comunidades rurais dos municípios de Esperança, Remígio, Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa da Roça, Solânea, Montadas, Casserengue, Queimadas, Areial, Montadas, Arara e outros municipios afetados pelos grandes projetos de energia renovável.
A audiência também terá transmissão ao vivo através nas redes sociais do mandato de Estela Bezerra e do Polo da Borborema.
Como medidas para evitar a contaminação por Covid-19, todos os/as participantes devem estar de máscara e as cadeiras no estádio serão postas com distanciamento de um metro entre elas.