Arquivos para o tema de intervenção: Monitoramento da transição Agroecológica

Metodologia de análise e estudos de caso demonstrando a eficiência econômica dos sistemas agroecológicos

Oficina do projeto Aliança debate avanços na agricultura familiar e agroecologia

Aliança pela agroecologia

Experiências agroecológicas vêm se consolidando porque estão em territórios com forte presença da agricultura familiar e de suas organizações locais, que formam redes e buscam parcerias e políticas para construir e implementar seu projeto

Postado em Notícias | com os temas e as tags , , , , Comentar

Território do Araripe é sede da Caravana Agroecológica e Cultural que reúne pessoas de todo o Semiárido

logo-araripe

Os conflitos por terra e os impactos da transnordestina e do polo gesseiro também serão conhecidos e debatidos pelos participantes da Caravana. A iniciativa é da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a ONG Caatinga, Rede Ater Nordeste, Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa). A programação inclui também …

Postado em Notícias | com os temas , e as tags Comentar

Avaliação Econômica-Ecológica de Agroecossistemas

Nesta página você encontra os documentos de referência para estudo e aplicação do método.

Postado em Notícias | com os temas e as tags 1 Comentário

Projeto avalia políticas para a transição agroecológica na Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos biomas brasileiros que se enquadram na categoria de patrimônio nacional e, portanto, a Constituição Federal determina que sua utilização deverá respeitar condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. É em função da importância desse bioma que é preciso estimular e apoiar atividades econômicas mais sustentáveis, como é o caso da agricultura de base agroecológica, praticada por milhares de famílias agricultoras em várias partes do País.

Postado em Notícias | com os temas e as tags , , Comentar

O canto da sereia da fumicultura

Empresas atraem famílias agricultoras com promessas de altos ganhos, mas omitem consequências ambientais, sociais e para a saúde. Com o objetivo de sensibilizar os(as) agricultores(as) familiares do Território da Borborema sobre os males que essa cultura provoca, realizou-se em Lagoa Seca, nos dias 20 e 21 de agosto, o Seminário sobre o avanço da fumicultura no Território da Borborema. Os dados são alarmantes.

Postado em Notícias | dentro de com os temas , e as tags , , Comentar