Lideranças do Polo lançam Campanha de Combate ao Avanço da Cochonilha do Carmim na região da Borborema

cochonilha do carmimAconteceu hoje (30/10) no Sindicato dos trabalhadores Rurais de Areial o lançamento da Campanha de Combate ao Avanço da Cochonilha do Carmim na região da Borborema. O evento contou com a participação de mais de 50 pessoas, e estiveram presentes representantes da Comissão de Criação Animal do Polo da Borborema dos municípios de Solânea, Casserengue, Arara, Remígio, Algodão de Jandaíra, Esperança, Areial, Montadas, Massaranduba e Queimadas, famílias afetadas pela cochonilha do carmim, representantes da Coordenação do Polo da Borborema, representantes das Emater e ainda do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

O evento começou abordando a temática da criação animal na região do Polo da Borborema, ressaltando a importância dos animais para segurança econômica e alimentar das famílias criadoras. Os participantes discutiram então o impacto que a chegada da cochonilha do carmim traz para os sistemas de criação em função do alto poder de dizimação dos campos de palma.

cochonilha do carmimDesse momento saíram vários encaminhamentos: Um deles foi realizar uma nova reunião com representantes da Comissão de Criação Animal de cada município, com secretários de agricultura dos municípios envolvidos, representantes da Emater local, do INSA e da AS-PTA para discutir sobre a formação dos gabinetes municipais da palma, uma vez que o Polo da Borborema é um gabinete regional responsável pela articulação dos demais; O INSA se comprometeu em apoiar a distribuição da palma resistente a cochonilha do carmim; os Sindicatos Rurais se comprometeram em debater a problemática nas reuniões das associações e nas assembleias.

O evento encerrou-se com a distribuição do material informativo da campanha de combate a cochonilha do carmim contendo banner, panfletos, reportagens em vídeo e também spots de rádio alertando para o perigo da compra e transporte de palma contaminada para serem veiculadas nas rádios locais.

 

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*