Articulação do Semiárido Paraibano realizará Encontro Estadual de Agricultores-Experimentadores em Boqueirão-PB

Agricultor-experimentador

O encontro buscará valorizar e fortalecer o protagonismo das agricultoras e agricultores na produção e disseminação de conhecimentos e experiências para a convivência com o semiárido, com destaque para seu histórico papel de guardião da biodiversidade e dos conhecimentos associados. A programação do evento começará com uma atividade cultural na noite do dia 24 de maio, no centro da cidade de Boqueirão.

No dia seguinte, os participantes iniciarão o dia de trabalho no que estão chamando de Alvorada da Sementes da Paixão. Nesse momento, além do plantio de um roçado fruto da união dos experimentadores, será uma realizada uma grande feira de troca de sementes da paixão comemorando a chegada das chuvas na região. Durante a feira, os guardiões e guardiãs poderão trocar livremente suas sementes, numa afirmação do importante papel que cumprem na seleção, no armazenamento, no resgate das sementes crioulas, e sobretudo, da importância da livre circulação dessas sementes para o fortalecimento da agricultura familiar agroecológica.

Após a alvorada e a feira, os participantes se dividirão em oficinas para debaterem sobre os temas: Sementes: gestão coletiva de bancos de sementes comunitários; Quintais produtivos e auto-organização das mulheres; os criatórios no semiárido; Água: estratégias de estocagem e produção de alimentos no Semiárido; Fundos Rotativos Solidários; Juventude Camponesa; Acesso aos Mercados. O evento se encerrará com uma mesa de análise da atual conjuntura brasileira e seu reflexo para a vida dos agricultores familiares do Nordeste.

Essa atividade acontece em preparação ao Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, que acontecerá em Aracaju, Sergipe, entre os dias 06 a 09 de junho, organizado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil). A ASA Paraíba é uma articulação de cerca de 300 organizações sociais que trabalham pelo fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no estado. Ela, por sua vez, faz parte da ASA Brasil, que está presente em 11 estados da região Semiárida Brasileira.

Programação:

24/05 – terça-feira

18h30 – Noite da poesia na Praça da cidade de Boqueirão;

25/05 – quarta-feira

4h30 – Saída para a comunidade

5h – Mística de abertura com Alvorada das Sementes da Paixão; Plantio e troca de sementes

8h – Plenária dos /das Agricultoras e agricultores experimentadores

8h40 – Grupos Temáticos

  1. Sementes: gestão coletiva de bancos de sementes comunitários.
  2. Quintais produtivos e auto-organização das mulheres;
  3. Os criatórios no semiárido.
  4. Água: estratégias de estocagem e produção de alimentos no Semiárido.
  5. Fundos Rotativos Solidários
  6. Juventude Camponesa;
  7. Acesso aos Mercados

11h – Plenária: Quais as principais lições que tiramos do conjunto das experiências apresentadas?

12h – Almoço

13h-

  • Mesa 01- Contextualizando as conquistas do semiárido
  • Mesa 02 – A conjuntura e as ameaças para o projeto de convivência com o semiárido;

15h – Mística de Encerramento:

 

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags , ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *