Próximas chamadas

Inovação técnica, mecanização e trabalho em sistemas agroecológicos

O modelo dominante de moto-mecanização e de construções disseminado pela grande indústria com frequente apoio de políticas públicas, tem induzido processos de especialização produtiva, inclusive em parcelas importantes da agricultura familiar, resultando em comprometimento de sua estabilidade e autonomia econômica e técnica.

Por outro lado, a inteligência criativa das famílias agricultoras, expressa na capacidade de inovação no âmbito da produção e em diferentes modalidades de adaptação e uso de equipamentos e construções evidencia o papel crucial que pode ter a incorporação de formas concretas e duráveis de capital para o fortalecimento da capacidade produtiva, da eficiência do trabalho, da renda e do bem-estar das famílias produtoras. Essas experiências conduzidas pelas famílias agricultoras constituem fontes de inspiração para o aprimoramento e a geração compartilhada de alternativas tecnológicas pela pesquisa agrícola e pelas organizações de assessoria.

Ao enfocar essa temática, a próxima edição da revista Agriculturas explorará algumas questões críticas para o desenvolvimento da agroecologia, dentre as quais destacam-se:

  • Qual o papel dos equipamentos e construções nas evoluções observadas nos sistemas de produção agrícola familiar, em aspectos como a gestão técnico-econômica, o aumento da produtividade e a redução da penosidade do trabalho?
  • Como e em que sentido se exprimem as demandas locais por equipamentos, sob a forma de mecanização e construções?
  • Que papeis positivos exercem pequenas e médias indústrias locais no atendimento a demandas específicas por equipamentos adaptados e “sob medida” para a agricultura familiar?
  • O que dizem as experiências sobre a constituição de arranjos organizativos locais para a gestão e uso de equipamentos e instalações comunitários?
  • Como a pesquisa agrícola e as políticas públicas poderiam apoiar o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas ou superem as lacunas tecnológicas relacionadas à gestão do trabalho na agricultura familiar camponesa?
  • Que ensinamentos extrair das experiências de incorporação de equipamentos e instalações inovadores?

Prazo para envio dos artigos: 26/08/2019

Instruções para elaboração de artigos

Os artigos deverão descrever e analisar experiências concretas à luz da chamada temática, procurando extrair ensinamentos que sirvam de inspiração para grupos envolvidos com a promoção da Agroecologia.

Os artigos devem ter até seis laudas de 2.100 toques (30 linhas x 70 toques por linha). Os textos devem vir acompanhados de duas ou três ilustrações (fotos, desenhos, gráficos), com a indicação de autores e respectivas legendas.

Os autores devem informar dados para facilitar o contato de pessoas interessadas na experiência. Envie para revista@aspta.org.br.