Próximas chamadas

Impactos da Agroecologia Edição Especial (V.13, N.3)

Pecuária Ecológica (V.13, N.4)

Os sistemas convencionais de produção animal caracterizam-se por uma extrema desconexão com os processos naturais de manutenção da vida nos ecossistemas em que são implantados. Além do alto índice de desmatamento para atender a crescente demanda por produtos de origem animal, a pecuária industrial é marcada por grandes populações animais concentradas em pequenos espaços; animais mantidos em condições ambientais que limitam a expressão de seus comportamentos naturais; raças pouco adaptadas, geneticamente condicionadas a apresentar altos níveis de conversão alimentar; emprego de hormônios de crescimento; grande vulnerabilidade a enfermidades contrabalançada com o uso intensivo de antibióticos e medicamentos sintéticos; rações comerciais cuja matéria-prima é oriunda de monoculturas transgênicas manejadas convencionalmente. Esses procedimentos resultam de um roteiro de inovação tecnológica orientado exclusivamente para a maximização da rentabilidade das criações. Além de comprometer o bem-estar dos animais, essas aberrações ecológicas estão estreitamente vinculadas à geração de um amplo conjunto de consequências negativas para o meio ambiente e para a saúde coletiva. Na pecuária de base agroecológica, os animais integram-se nos agroecossistemas desempenhando funções econômicas e ecológicas mutuamente benéficas, ao contribuir para a geração de rendas e para a reprodução da fertilidade sistêmica. A edição V13, N4 da Revista Agriculturas abordará esse amplo tema, procurando apresentar avanços e desafios dos criatórios ecológicos em diferentes biomas.

Data-limite para envio dos artigos: 19 de outubro de 2016

 

Instruções para elaboração de artigos

Os artigos deverão descrever e analisar experiências concretas à luz da chamada temática, procurando extrair ensinamentos que sirvam de inspiração para grupos envolvidos com a promoção da Agroecologia.

Os artigos devem ter até seis laudas de 2.100 toques (30 linhas x 70 toques por linha). Os textos devem vir acompanhados de duas ou três ilustrações (fotos, desenhos, gráficos), com a indicação de autores e respectivas legendas.

Os autores devem informar dados para facilitar o contato de pessoas interessadas na experiência. Envie para revista@aspta.org.br.