O Brasil hospeda uma das maiores regiões semiáridas do mundo, tanto em termos territoriais quanto populacionais. O semiárido é ainda a região brasileira com maior número de estabelecimentos agrícolas familiares.
Para viver em um clima marcado por períodos de chuva entrecortados por longos períodos de estiagem, a população sertaneja é constantemente desafiada a exercitar sua criatividade na gestão dos recursos naturais. Assim, ao longo dos anos, vem desenvolvendo sofisticados mecanismos técnicos e sócio-organizativos para a convivência com seu ambiente.
No sertão, a fonte de água primária é a chuva. Parte dela será absorvida pelo solo e logo será responsável pelo verde novo da caatinga e pela agricultura. A outra parte da água deslizará pela superfície da terra em busca do leito dos córregos, rios e depois o mar. Neste vídeo, as famílias agricultoras da Paraíba são convidadas a contar como vêm otimizando os caminhos que ela percorre, seja por suas terras, seja por suas comunidades. Afinal, caberá aos agricultores e agricultoras fazer com que as águas que passam percam suas forças, que sejam conduzidas, direcionadas, barradas e armazenadas, que sejam, enfim, aproveitadas ao máximo para a construção da segurança hídrica e alimentar e para a melhoria da renda para as famílias.