Diante das diversas, constantes e rápidas mudanças na sociedade, na cultura, na tecnologia, e seu conseqüente impacto no ambiente de trabalho, se faz necessários desenhar modelos diferentes na administração da empresa e na administração com pessoas. Conhecer o indivíduo se tornou necessário para que a organização crie novas estratégias, pois na medida em que se entendem as razões do comportamento do ser humano, possibilitam-se os meios para alocar pessoas certas, no lugar certo, com motivações que tragam resultados no alcance dos objetivos comuns e no sentimento de pertencimento.
Foi para avaliar a influência dos valores humanos no comportamento organizacional, o impacto da satisfação com a vida no comprometimento organizacional que Gerlane Moura promoveu um estudo de caso na AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de campo e quantitativa.
Os resultados indicaram que os valores humanos de existência, suprapessoais e interacionais influenciam diretamente o comprometimento organizacional afetivo; que os valores normativos e de realização influenciam diretamente o comprometimento organizacional instrumental e que os valores humanos interacionais influenciam inversamente este comprometimento e, por fim, mostrou o impacto positivo do comprometimento organizacional afetivo na satisfação com a vida do colaborador.
Leia a Monografia Correlatos do Comprometimento Organizacional: estudo de caso na AS-PTA.
Leia o artigo Comprometimento Organizacional em Organização Não-governamental
Leia o artigo Estudo descritivo do Comprometimento Organizacional e da Satisfação com a Vida em organização não-governamental