A coordenação ampliada do Território da Borborema, composto por entidades de 22 municípios das zonas do Brejo, Agreste e Curimataú da Paraíba, entre elas o Polo da Borborema, esteve reunida na manhã da segunda-feira, 02 de dezembro, com o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) Marenilson Batista. O encontro aconteceu na sede da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, no município de Esperança, e teve como objetivo construir acordos para uma série de assuntos do Território que são de competência da SEDAP.
Um dos principais pontos discutidos foi a situação do Banco de Sementes Mãe, localizado no município de Lagoa Seca. Os representantes do Polo da Borborema cobraram mais uma vez a finalização das obras do Banco Mãe para que ele possa estar em condições de armazenar sementes e servir aos agricultores de toda a região. Atualmente o Governo do Estado custeia a energia elétrica do local e paga um vigilante para tomar conta do prédio, porém as lideranças do Polo presentes na reunião denunciaram as péssimas condições de conservação do prédio, que recentemente teve o seu forro parcialmente destruído devido às chuvas do último inverno e ainda tem o acesso ao, que deve ser feito por meio de uma passagem molhada, inconcluso. “A situação desse banco vem se arrastando por três governos diferentes, a obra chegou a ser inaugurada pela atual gestão, mas ainda não tem condições de armazenar sementes”, explica Euzébio Cavalcanti, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remígio e da coordenação do Polo da Borborema.
O secretário informou que a dificuldade em avançar na finalização da obra, se deve pelo fato de que o governo atual não dispõe do projeto de engenharia do local, iniciado em gestões passadas, o que estaria impossibilitando o andamento da obra. O titular da pasta da SEDAP disse que os agricultores ainda devem acreditar na finalização em breve e se comprometeu a acompanhar de perto esse processo.
Vistoria – Após a reunião, as lideranças do Polo da Borborema, os técnicos da SEDAP e da AS-PTA seguiram para o Banco Mãe para verificar in loco as condições do local e fazer um levantamento do que é preciso para dar a ele plenas condições de funcionamento. “A ideia é que a partir desse levantamento se possa tomar as providencias”, disse Maria Leônia Soares, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Massaranduba e da coordenação do Polo da Borborema.
Outros assuntos tratados durante a reunião foram a implementação do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços dos Territórios (Proinf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cuja proposta para o Território da Borborema é do incentivo para a compra de máquinas moto ensiladeiras (para a confecção de silos para alimentação animal) e despolpadeiras (para o beneficiamento de frutas). Por questões legais, ficou encaminhando que a SEDAP irá ser o proponente junto ao MDA, e a coordenação do território assume a gestão dos projetos.
Foi discutida ainda o incentivo para o funcionamento do frigorífico atualmente mantido pelo Governo com a participação das famílias agricultoras da região. O secretário se comprometeu a dar andamento à licitação que está em curso para a compra de novas sementes crioulas. O gestor inclusive elogiou a produção das 1.800 caixas de batatinha armazenadas no local, mesmo depois de quase dois anos seguidos de seca. Ficou decidida ainda a criação de uma taxa cobrada aos agricultores para manterem suas sementes no frigorífico, “com esse recurso poderemos investir ainda mais na compra de sementes”, afirmou Euzébio Cavalcanti.
Outro tema tratado foi o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e Seridó (Procase), inicialmente voltado para essas duas regiões e estendido à Borborema, recentemente. As lideranças solicitaram da secretaria uma apresentação mais detalhada desta iniciativa para as entidades representantes dos agricultores possam se apropriar melhor e participar efetivamente. A apresentação deve acontecer no próximo dia 10, quando ocorre a próxima Plenária Territorial da Borborema, que será em Lagoa Seca. Na ocasião esses e outros assuntos vão ser aprofundados e serão monitorados os seus encaminhamentos.