A Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) realizará entre os dias 14 e 16 de outubro, dentro da Semana Mundial da Alimentação, a VI Festa Estadual das Sementes da Paixão, com o tema: “Agricultura Familiar guardiã da sociobiodiversidade, pela soberania alimentar, livre de transgênicos e agrotóxicos”. O evento acontecerá no Santuário de Padre Ibiapina Santa Fé, município de Arara, na região do Polo da Borborema, onde espera-se reunir cerca de 300 pessoas, agricultoras e agricultores familiares, assessores técnicos, estudantes e pesquisadores da temática, gestores públicos e outros convidados.
No último dia, a programação do evento ocorrerá em Campina Grande, na Praça Clementino Procópio, com a realização da Feira Estadual de Sementes no dia 16 de outubro, sexta-feira, Dia Mundial da Alimentação. A programação será aberta ao público e são esperadas 1.300 pessoas de todas as regiões do estado. Nesse momento, espera-se que os participantes da festa possam dialogar com a sociedade sobre a importância do trabalho de resgate, seleção e produção das sementes da paixão para reprodução da vida na agricultura e para produção de alimentos saudáveis.
Durante os três dias de programação, espera-se pôr em relevo o determinante papel das famílias agricultoras como guardiãs das sementes crioulas no estado da Paraíba e refletir sobre a importância dos Bancos de Sementes Comunitários (BSC) na preservação dessas sementes, na promoção da segurança alimentar e no enfrentamento dos períodos de estiagem prolongados. A Festa pretende criar um ambiente fértil para promoção de intercâmbios de experiências agroecológicas de valorização da diversidade de sementes da paixão, sejam elas vegetais ou animais e ainda fortalecer a Rede Sementes da ASA Paraíba como estratégia de luta e resistência pela conservação da agrobiodiversidade, a partir da reflexão sobre o livre uso das sementes da paixão, da superação das ameaças à agrobiodiversidade e sobretudo, da construção coletiva de mecanismos para as políticas públicas de sementes no Semiárido Paraibano.
Programação – A festa conta com mesas de diálogo onde se debaterá a conjuntura da política de sementes para o Semiárido e o cenário de ameaças à agrobiodiversidade representada pelo uso de agrotóxicos e transgênicos, além de sete oficinas temáticas: 1 Gestão, Organização e Armazenamento das Sementes nos BSC; 2 Integrando as sementes florestais e frutíferas nos BSC; 3 Produção, Seleção e Comercialização das Sementes – Foco PAA; 4 Sementes dos animais; 5 Produção das sementes de hortaliças; 6 Beneficiamento de frutas nativas e adaptadas; 7 Armazenamento e abertura de unidades conservadoras de material genético (bancos de germoplasma);
Além da Feira Estadual realizada em Campina Grande, uma Feira de Saberes e Sabores acompanhará todos os dias de evento, em Arara. A feira terá barracas expondo experiências e produtos da agricultura familiar, além de testes rápidos para identificação de sementes transgênicas – com emissão de certificados “livre de transgênicos” para os resultados negativos a alterações genéticas – e troca de sementes entre agricultoras e agricultores.
ASA Paraíba – A ASA Paraíba é uma rede de cerca de 300 organizações e trabalha pelo fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica. É organizada em sete territórios ou microrregiões da Paraíba: Cariri, Agreste, Borborema, Seridó, Curimataú, Alto e Médio Sertão. Sementes da Paixão foi o nome dado no estado às sementes crioulas ou nativas, cultivadas e conservadas pelas famílias camponesas há várias gerações.
Histórico – A realização das festas estaduais das Sementes da Paixão tem cumprido um papel estratégico na dinâmica de trabalho das organizações da Articulação do Semiárido Paraibano, se constituindo como um espaço privilegiado de troca de experiências e fortalecimento de uma rede de guardiões e guardiãs de sementes, que atualmente conta com aproximadamente 220 bancos comunitários de sementes e milhares de bancos familiares. Essas iniciativas têm representado uma verdadeira resistência das famílias agricultoras à entrada das sementes transgênicas e às políticas de distribuição de sementes dos governos que se constituem em um entrave ao acesso dos agricultores à sua semente no momento certo de plantar.
Programação da 6ª Festa Estadual das Sementes da Paixão
Dia 14 de outubro, quarta-feira
9h – Chegada e Inscrição dos participantes | Montagem da feira de sementes | Mística de abertura
10h – Abertura Oficial da Festa Estadual das Sementes da Paixão
Mesa 1: Oportunidade de afirmar os princípios, conquistas e os desafios do trabalho da Rede de Bancos Comunitários de Sementes da ASA Paraíba
Mesa 2: Panorama das políticas públicas conquistas e ameaças a agrobiodiversidade no contexto do semiárido brasileiro
Painelista: Gabriel B. Fernandes (AS-PTA, CNAPO)
19h – Vídeo-debate sobre a Democratização da Comunicação
20h – Abertura da Feira de Sementes das Sementes (Forró na Feira)
Visita ao Museu de Padre Ibiapina | Barracas com testes de transgenia e emissão de certificado livre de transgênicos
Dia 15 de outubro, quinta-feira
8h – Mística de abertura e início das atividades
Oficina 1: Gestão, Organização e Armazenamento das sementes nos BSC;
Oficina 2: Integrando as sementes florestais e frutíferas nos BSC;
Oficina 3: Produção, Seleção e Comercialização das Sementes – Foco PAA;
Oficina 4: Sementes dos animais;
Oficina 5: Produção das sementes de hortaliças;
Oficina 6: Beneficiamento de frutas nativas e adaptadas;
Oficina 7: Armazenamento e abertura de unidades conservadoras de material genético (bancos de germoplasma);
14h – Socialização das Oficinas
15h – Mesa de Diálogo com gestores públicos:
Diálogo com as políticas de sementes no semiárido, avanços e desafios para construção de políticas publicas
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
Governo do Estado da Paraíba
Secretaria de Agricultura Familiar do Estado da Paraíba
Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea)
Programa Sementes do Semiárido
Embrapa
Dia 16 de outubro, sexta-feira
9h – Atos simultâneos de denúncia em Campina Grande-PB
10h – Feira Estadual das Sementes da Paixão na Praça Clementino Procópio13h – Benção inter-religiosa das Sementes da Paixão
13h – Encerramento