Nos dias 8, 9 e 10 de maio, acontecerá em Campina Grande o Encontro Paraibano rumo ao IV ENA (Encontro Nacional de Agroecologia), que reunirá cerca de 150 pessoas representantes dos mais variados segmentos de promoção da agroecologia do campo e da cidade de todas as regiões do estado. Haverá representantes de quilombolas, indígenas, agricultores, jovens, mulheres e representantes de entidades de assessoria técnica, além de núcleos de agroecologia das universidades e institutos federais, todos pré-selecionados em encontros preparatórios em suas regiões.
O evento acontecerá na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e tem como objetivos favorecer a criação de uma articulação estadual de agroecologia, promover o intercâmbio das trajetórias de lutas dos diversos movimentos e organizações do estado, além de preparar a delegação paraibana que irá representar o estado no IV ENA, que acontecerá entre os dias 31 de maio e 03 de junho, em Belo Horizonte-MG.
Na programação de três dias, haverá momentos de análise de conjuntura, partilha das trajetórias de lutas e conquistas dos movimentos e redes, lançando um olhar sobre os “anúncios” e as “denúncias” de cada território onde os segmentos atuam, identificando similaridades, as diferenças e os desafios em comum, no sentido da construção de convergências e a união de forças pelo fortalecimento da agroecologia enquanto um projeto político.
Promovem o encontro paraibano as seguintes organizações: Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimentos Quilombola e Indígena da Paraíba, Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Núcleos de Agroecologia; Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) e Mãos Dadas, entre outros movimentos e organizações.
O IV ENA
O ENA é promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia e se constitui como o maior evento do segmento no país. Este ano, o IV ENA tem como tema: “Agroecologia e Democracia unido campo e cidade” e segundo a organização do evento, duas mil pessoas são esperadas na capital mineira. Alguns dos objetivos do encontro são: trocar experiências, compartilhar aprendizados, discutir os efeitos das políticas públicas para a agricultura familiar e para os povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e dar visibilidade pública à agenda política do movimento agroecológico junto aos governos e à sociedade.
Programação
Dia 08/05/18, terça
8h30 – Inscrições
10h – Mística de Abertura
10h30 – Abertura (Objetivos e programação)
10h40 – Roda de Conversa sobre a Conjuntura: Agroecologia e Democracia unindo o campo: ASA PB | Mov. Quilombola | MST | Marcha Mundial das Mulheres | Mãos Dadas
12h30 – Almoço
14h – Partilha das trajetórias de lutas e conquistas dos movimentos e redes
16h30 – Socialização dos grupos
17h30 – Debate
19h – Jantar
20h – Noite Cultural
Dia 09/05/18, quarta
8h30 – Mística de integração
9h – Trajetórias territoriais de construção da Agroecologia
Grupo 1: Litoral Sul, Agreste, Seridó, Médio Sertão (Vales)
Grupo2 Brejo Paraibano, Cariri Oriental, Médio Sertão (Serras)
Grupo 3: Várzeas, Borborema, Alto Sertão
Grupo 4: Litoral Norte, Curimataú, Alto Sertão, Cariri Ocidental
12h30 – Almoço
14h – Socialização dos grupos
15h30 – Debate
16h – Mesa Síntese da realidade da Paraíba
17h – Congresso do Povo
19h – Jantar
20h – Noite Cultural
Dia 10/05/18, quinta
8h30 – Mística
9h – Trabalho em grupo: Compromissos para fortalecer a agroecologia e a democracia no estado da Paraíba
10h – Socialização dos grupos
11h – Encaminhamentos do IV ENA
12h – Mística de encerramento
12h30 – Almoço