Caras/os parceiras/os da AS-PTA,
Estamos acompanhando com atenção as notícias e recomendações de autoridades sanitárias e instituições da sociedade acerca das medidas a serem tomadas diante da pandemia do coronavírus (covid-19). O distanciamento social combinado com medidas individuais de prevenção e proteção são estratégias essenciais a serem adotadas. Espera-se disso não apenas a proteção da saúde individual, mas também a redução do ritmo de transmissão comunitária do vírus no Brasil que penalizará os grupos sociais mais vulneráveis e historicamente excluídos dos serviços públicos de saúde.
Com esta nota a AS-PTA informa as medidas de restrição de sua agenda de atividades que visam contribuir com a mobilização social necessária e urgente no sentido de reduzir os inevitáveis impactos sociais, econômicos e à saúde coletiva que advirão da transmissão comunitária do vírus.
As orientações para os próximos 15 dias são as seguintes:
• Redução gradativa das atividades desde segunda feira, dia 16/03;
• Considerando que as transmissões comunitárias já estão em curso em todo o Brasil, as atividades de campo dos Programa Locais deverão ser momentaneamente suspensas, com adiamento das datas.
Recomendamos a busca por informações em meios de comunicação confiáveis, com bases científicas, e o não compartilhamento de notícias sem fonte. A desinformação causa sérios danos ao nosso bem-estar e segurança.
As orientações são válidas para todas as equipes da AS-PTA e sugerimos que as organizações parceiras avaliem e adotem as medidas cabíveis ajustadas às suas realidades específicas.
Que sejamos responsáveis e tenhamos consciência dos efeitos desta crise, seguindo no cuidado com nossa saúde, de nossos familiares e de pessoas próximas, reconhecendo que nossas atitudes de proteção individual à saúde são também atitudes de cuidado e respeito com a saúde coletiva.
Seguimos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e um atendimento universal, de qualidade e público para toda população. Em defesa da alimentação saudável para todos e todas. Em defesa da Vida.
Coordenação da AS-PTA.