As inovações das famílias agricultoras agroecológicas do Polo da Borborema, na Paraíba, viram série audiovisual com 25 episódios
As famílias agricultoras são, por essência, inventivas. Elas inventam, principalmente, para resolver problemas nos sistemas produtivos, para melhorar sua produtividade, para economizar esforço e tempo na lida pesada com a terra, principalmente, na região semiárida. Daí nascem inúmeras e incríveis inovações do campo técnico e organizativo.
Vários desses experimentos, por serem de baixo custo e de fácil replicação, podem virar tecnologias sociais e beneficiar outras famílias agricultoras. Pensando em espalhar essas tecnologias sociais para outras tantas famílias da Paraíba, do Semiárido brasileiro e até das áreas secas da América Latina, o Polo da Borborema e a AS-PTA produziram vídeos curtos de até 10 minutos.
Bem produzidos, os vídeos destacam a sabedoria de jovens, de mais velhos, homens e mulheres. As falas seguras e legítimas tornam a experiência de assistir aos vídeos ainda mais incrível. Ao todo, são 25 episódios que fazem parte da série Terrenos de Inovações Camponesas e estão disponíveis no Youtube da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia (disponíveis também em versões legendadas em espanhol).
Os assuntos abordados nos audiovisuais são bem variados e podem ser agrupados em temáticas como controle de pragas, manejo animal, manejo vegetal e inovações organizativas. Um dos vídeos se dedica a divulgar um mecanismo que estimula a solidariedade entre as famílias para que a comunidade tenha acesso a equipamentos coletivos e familiares que melhorem suas condições produtivas e de conservação do meio ambiente.
Esse mecanismo é o Fundo Rotativo Solidário (FRS), bastante disseminado entre as famílias envolvidas nas redes temáticas animadas pelo Polo e pela AS-PTA. Por meio dos FRS, um recurso que chega à comunidade através de um projeto ou acumulado pela própria comunidade se multiplica pelo estímulo a uma poupança coletiva que funciona como um consórcio solidário.
A elaboração desse material fez parte das ações do projeto Borborema Agroecológica, que por sua vez, está no rol das 11 iniciativas executadas pelo projeto guarda-chuva Gestão do Conhecimento para a Adaptação da Agricultura Familiar às Mudanças Climáticas (INNOVA AF na sigla em inglês).
Esta iniciativa buscou fortalecer as capacidades das famílias camponesas para a adaptação às mudanças climáticas, por meio da gestão participativa do conhecimento e disseminação de boas práticas. Tem o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) e execução pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com organizações que atuam nos territórios agroecológicos de oito países da América Latina.
Clique aqui e acesse a playlist das Inovações Camponesas
O vídeo da Apicultura abriu a série, confira: