Vamos construir juntas, juntos e juntes um momento para pensar sobre as diferentes expressões do racismo e sua relação com o trabalho que desenvolvemos na instituição, num esforço coletivo de marchar para dentro e para fora fortalecendo a luta antirracista.
No mês de novembro, o Programa de Agricultura Urbana da AS-PTA promoveu uma Formação Antirracista para a equipe. O evento aconteceu na modalidade online, tornando possível expandir a reflexão para outros contextos e ambientes de trabalho, como nos programas do Paraná e Paraíba.
O encontro foi conduzido pela psicóloga Ana Marcela da Silva Terra, mestre em psicologia social e doutoranda em políticas públicas e formação humana. Nosso objetivo foi propor o debate e refletir coletivamente sobre as diversas formas em que o racismo estrutural e institucional podem aparecer no cotidiano da instituição.
A partir dessas provocações, voltamos nossa atenção para construirmos práticas e condutas antirracistas no ambiente de trabalho, bem como contribuir para o melhor funcionamento da instituição e constituir um espaço formativo na perspectiva participativa e coletiva.
No encontro, tratamos sobre conceitos gerais, debatemos textos de personalidades referências no tema, para além de vídeos educativos e a proposta de estudos de casos em pequenos grupos.
Antes do encerramento, voltamos o foco e o debate para propostas de ações e estratégias possíveis para a construção e manutenção de uma AS-PTA antirracista.
Para além desse dia, fica o empenho e a certeza de que a proposta da formação precisa ser contínua e vigilante dentro da instituição – e em todos os espaços!
Se tem racismo, não tem agroecologia!