Nesta publicação fazemos uma imersão na realidade da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, para conhecer os três territórios de atuação do Projeto Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos: Geneciano, em Nova Iguaçu, e Pilar e Parque Marilândia, em Duque de Caxias. As narrativas aqui apresentadas foram construídas a partir dos olhares das/os moradoras/es e de suas organizações comunitárias, tendo o cuidado de respeitar as histórias de vida, lutas e trajetórias dessas comunidades.
Para tal, lançamos mão de diversas metodologias participativas e dos princípios da Educação Popular, os quais consideram que todas e todos devem participar ativamente da construção e materialização dos processos como sujeitos ativos e autores de suas próprias histórias.
Esta cartilha é o resultado de um processo de escuta atenta, fruto de muitas conversas e encontros comunitários. Traz em sua simplicidade as formas de organização e as potências vividas todos os dias pelas pessoas desses territórios, especialmente pelas mulheres e os seus conhecimentos sobre o cultivo dos alimentos, das plantas medicinais e da terra.
Apesar de ser marcada por muitas dificuldades sociais e pela falta de estruturas básicas, a Baixada Fluminense é também um lugar de forte organização comunitária. São inúmeras as histórias sobre como as próprias moradoras e moradores dessas comunidades foram as/os responsáveis por pavimentar suas
ruas, cuidar da iluminação, da capina, da coleta do lixo, pela construção de valas, entre outras funções que deveriam ser feitas pelo Estado.
Esperamos que essa sistematização possa ser conhecida pelas comunidades e por representantes de organizações que junto a elas atuam, de forma a contribuir com iniciativas de apoio ao desenvolvimento local. São comunidades
de vida que estão aqui relatadas.
Cartilha Diagnóstico Participativo Expressões da Baixada Fluminense digital
Boa leitura!
Projeto Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos/Projeto Agricultura Urbana