A população de Lagoa Seca ganha um novo espaço para comprar alimentos sem venenos a um preço bastante acessível. Na segunda que vem, dia 17/07, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lagoa Seca vai inaugurar uma nova Quitanda da Borborema.
A cerimônia será às 11h e terá a presença dos secretários municipais da Agricultura, Nelson Anacleto, e da Educação, Iran Stênio Barbosa. Também foram convidados a prefeita Dalva Lucena e o deputado estadual e ex-prefeito do município Fábio Ramalho.
A Quitanda funcionará na sede do Sindicato no mesmo horário de atendimento: de segunda a sexta, das 7h30 às 12h. Dessa forma, quem quiser comprar um coentro e uma cebolinha fresquinhos, com a garantia de que é cultivado sem veneno, ou uma raiz, uma folha, uma verdura… não precisará mais esperar pelo sábado para adquirir nas barracas das famílias em transição agroecológica.
De início, há 15 famílias agricultoras de Lagoa Seca mobilizadas para fornecer alimentos para o ponto, garantindo uma boa oferta de produtos. Os preços são compatíveis com os valores praticados nas feiras livres.
Além dos alimentos colhidos dos roçados e quintais, na Quitanda, haverá também produtos da linha “Do Roçado” e “Da Paixão”. A linha “Do Roçado” tem diversos tipos de feijão e fava, farinha de mandioca, mel, bolos, beijus, entre outros produtos cultivados ou beneficiados pelas famílias agriculoras agroecológicas. Tudo sem veneno e com o uso das sementes crioulas que são guardadas pelas famílias agricultoras do município há gerações.
Já a linha “Da Paixão” tem alimentos feitos a partir do milho livre de transgenia cultivados nos municípios do território de atuação do Polo da Borborema. E são beneficiados no Banco Mãe de sementes, localizado também em Lagoa Seca. Fazem parte dessa linha, o Flocão da Paixão, o Fubá da Paixão e o Xerém da Paixão.
O Polo é um coletivo formado por 13 sindicatos rurais e cerca de 150 associações comunitárias, além da EcoBorborema e a CoopBorborema. Essas duas últimas instituições são os braços do Polo que organizam a venda dos produtos das famílias agricultoras na região ou fora dela, possibilitando que as famílias que vivem nas áreas urbanas dos municípios se alimentem de comida de verdade, limpa, saudável.
Sobre as Quitandas – A Quitanda é um espaço fixo para comercialização dos alimentos naturais ou beneficiados (bolos, tapiocas, beijus, doces, polpas) produzidas pelas famílias agricultoras do municipio que não usam veneno e estão em processo de transição da agricultura convencial para a agroecológica.
As demais Quitandas da Borborema funcionam em Solânea, Arara, Remígio e Esperança. O horário de atendimento é pela manhã de segunda a sexta. Para saber mais sobre as iniciativas de venda dos alimentos agroecológicos da Borborema, acesse o insta @QuitandasdaBorborema.