A história da Invernada aqui contada é fruto de oficinas realizadas em 2022 e 2023 com a participação de muitas famílias da comunidade, que é guardiã da agrobiodiversidade. Localizada em meio às serras preservadas do município de Rio Azul, na região sudeste do estado do Paraná, a trajetória foi contada com apoio do Método Lume de Análise Econômica-Ecológica de Agroecossistemas.
As oficinas comunitárias identificaram as principais mudanças na Invernada, registradas em uma linha do tempo, identificando também as potencialidades e desafios, resultando em um plano de ação construído junto às famílias agricultoras. Nessa metodologia, foram levantados acontecimentos e mudanças ocorridas nos seguintes temas: agricultura e meio ambiente; estrutura agrária; organizações da agricultura familiar e redes; conhecimentos; mercados; infraestrutura; ações do Estado e políticas públicas; desafios e ameaças. As informações foram organizadas nos seguintes períodos históricos: antes de 1950; 1950-1969; 1970-1989; 1990-1999; 2000-2010; 2011-2022.
Esperamos que esses registros contribuam para que a história da Invernada seja conhecida por muita gente, inclusive das novas gerações, e que possam inspirar ações e políticas públicas em defesa das terras, das sementes crioulas, das águas, das matas e da cultura do povo da Invernada e de todas as comunidades da região Sudeste e Centro-Sul do Paraná.
Este trabalho foi animado pela AS-PTA como parte de uma pesquisa-ação sobre o cuidado com os bens comuns, desenvolvida em oito comunidades de quatro países latinoamericanos: duas comunidades na Bolívia, duas no Peru, uma na Colômbia e três no Brasil. A pesquisa-ação foi apoiada por Secours Catholique Cáritas França (SCCF) e pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Histórias da Invernada