Em maio de 2023, aconteceu o segundo módulo da Formação do Método LUME – análise econômico-ecológica de agroecossistemas. O curso foi promovido pelo Fórum Itaboraí e pela Agenda de Saúde e Agroecologia da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) em parceria com AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia.
Esta formação integra o projeto “Caminhos para fortalecimento da Transição Agroecológica na Promoção da Saúde em Petrópolis”, que busca por meio do método compreender as dinâmicas de gestão econômica-produtiva e social dos agroecossistemas e oferecer elementos que permita a elaboração de um Plano de Manejo Agroecológico em cada unidade produtiva sem perder de vista processos comunitários, coletivos e territoriais.
Nesse segundo encontro, foi dada continuidade à análise dos quatro agroecossistemas descritos no módulo 1, nas comunidades rurais do Bonfim e Brejal. Essa etapa consiste na análise qualitativa dos dados coletados e sistematizados pelos grupos durante o intermódulo, com o trabalho sendo, sobretudo, com o conceito de atributos sistêmicos.
Cada grupo determinou o ponto de inflexão e apresentou o gráfico de integração social e de autonomia, junto com a tabela dos respectivos índices no ano de referência e no atual. A partir disso foi possível avaliar a evolução considerando os parâmetros e as relações entre eles (destacando onde se pode observar as evoluções mais e menos expressivas no período).
Confira aqui o primeiro módulo da formação!
Leitura recomendada:
“Método Lume: Procedimentos e instrumentos para análise da sustentabilidade de agroecossistemas”
“Método de análise econômico-ecológico de agroecossistemas”