O projeto Quintais das Mulheres para o Bem-viver tem sido um marco na valorização dos quintais produtivos urbanos e rurais no estado do Rio de Janeiro. Desde sua aprovação, diversas ações têm sido implementadas para fortalecer os quintais e ampliar a autonomia das mulheres agricultoras.
Des
envolvido pelo Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (GT Mulheres AARJ) em parceria com a AS-PTA, o projeto foi aprovado no edital Quintais Produtivos para Mulheres Rurais, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Subsecretaria de Mulheres Rurais (SMR).
A primeira etapa, em outubro de 2024, foi a contratação de uma prestadora de serviços responsável por acompanhar os quintais e apoiar as mulheres na execução do projeto. Entre novembro e dezembro do mesmo ano, foram realizadas visitas a todos os 18 quintais produtivos participantes, distribuídos entre a região Metropolitana do Rio de Janeiro e a região Serramar.
Durante as visitas, foi possível identificar o contexto das vidas e as necessidades das mulheres agricultoras, bem como as potencialidades e os desafios presentes nos quintais. O levantamento mostrou a diversidade de produções nesses espaços, com cultivos que vão desde árvores frutíferas e hortaliças passando por plantas medicinais, ornamentais e oferecendo diversas iniciativas de beneficiamento das produções. Além disso, muitos quintais desempenham um papel fundamental na organização comunitária, promovendo atividades educativas e culturais, além de articularem a comercialização dos produtos agroecológicos em feiras locais.
A instalação de cisternas junto ao sistema de captação de água da chuva para o armazenamento de água em territórios com dificuldades de abastecimento pela rede pública está entre as principais necessidades levantadas, assim como melhorias estruturais para hortas e galinheiros.
Formações e Sistematização de Informações
Em fevereiro de 2025, o projeto avançou para a etapa de formação, com a realização de dois grandes encontros para capacitar as mulheres no uso da Caderneta Agroecológica. Essa ferramenta metodológica possibilita que as agricultoras registrem e sistematizem informações sobre sua produção, consumo, comercialização e doação/troca, de forma que visibilizem a contribuição dos quintais para a segurança alimentar e nutricional e a autonomia econômica. A adoção dessa metodologia fortalece o reconhecimento do trabalho das mulheres e amplia sua capacidade de planejamento e gestão da produção agroecológica.
Com o diagnóstico participativo realizado e as agricultoras capacitadas, o projeto entra agora em nova fase: a aquisição dos materiais necessários para a implementação das tecnologias sociais nos quintais. Essa etapa garantirá a estruturação dos espaços produtivos a partir das necessidades identificadas, promovendo maior sustentabilidade e condições adequadas para a produção agroecológica.
O projeto “Quintais das Mulheres para o Bem-viver” segue como importante instrumento de fortalecimento das agricultoras urbanas e rurais, reconhecendo sua contribuição para a soberania alimentar, a preservação ambiental e a construção de territórios mais justos e sustentáveis.
Este projeto é celebrado pela Cáritas e realizado pela AS-PTA junto ao GT mulheres da AARJ, mediante o edital nº 01/2023 — Quintais Produtivos para Mulheres Rurais com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), por meio da Subsecretaria de Mulheres Rurais (SMR) através do Termo de Fomento: 950532/2023
************************************************
Para conferir mais sobre o quintal de cada agricultora urbana contemplada, acesse as publicações no Instagram @agroecologiaaspta
Quintal da Leildes (Terra Prometida / Penha)
ttps://www.instagram.com/reel/DE7qyqsxOzh/?igsh=eTQwbGxuY3p3Mnpz
Quintal da Mônica e Jéssica (Engenho da Rainha / Telhado Verde)
https://www.instagram.com/reel/DDhrmD3R7_h/?igsh=MTlzYjB1NG96dHd5Ng==
Quintal da Larissa (Engenho da Rainha / Verdejar)
https://www.instagram.com/p/DB1XyS2uct4/?igsh=aWY3cnRoMnJuZmRj
Quintal da Fátima (Quintais da Colônia / FMA)
https://www.instagram.com/reel/DBeybhBpELr/?igsh=bWl0dDI4ZWk1a3Fp
Quintal da Sandra (Quintais da Colônia / FMA)
https://www.instagram.com/p/DC5Cs6zJzbo/?img_index=2&igsh=MTBhNXAwdGJ3dm1qNg==
Quintal da Maria do Céu e Roberta (Vargem Grande)
https://www.instagram.com/p/DF_Nyfxp2Bp/
Quintal da Giovanna (Caetés – Recreio)
https://www.instagram.com/p/DGDpdBfJDKZ/
Quintal da Juliana (Magé)
https://www.instagram.com/p/DFxqp9HpGKM/?img_index=1