O encontro acontece neste final de semana no Centro-Sul do Paraná, com o lema “Sementes do Futuro – Agroecologia, Biodiversidade e Justiça Socioambiental”
Nos dias 29 e 30 de agosto, o Centro de Eventos Miguel Belinoski, em Teixeira Soares, será novamente o espaço de encontro entre gerações. Agricultoras e agricultores familiares, estudantes, pesquisadoras e comunidades se reúnem em defesa das sementes crioulas e da agrobiodiversidade, da promoção da agroecologia e da partilha de saberes.
Ao longo dos anos, a feira se consolidou como muito mais que um evento: é um ato coletivo de afirmação em defesa da soberania alimentar, carregando em cada edição a memória viva da terra e a esperança de um amanhã mais justo e saudável. Neste ano, a feira traz o lema “Sementes do futuro – Agroecologia, Biodiversidade e Justiça Socioambiental”.
Nas mais de 120 bancas, toda a diversidade de alimentos e produtos da agricultura familiar camponesa, de povos indígenas e comunidades quilombolas da região e do estado do Paraná. Aberta ao público, com entrada gratuita, a feira oferece uma programação diversa que inclui rodas de debate, a tradicional bênção inter-religiosa das sementes, apresentações culturais e a aguardada partilha da mandala de sementes e mudas, onde conservar significa multiplicar.
As inscrições para expor ainda estão abertas e podem ser realizadas através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-z6UHwxhmT7YedfsLE89EenAswDmPN9qQ3hOHRy4J8it62w/viewform . Após o preenchimento, haverá a confirmação da inscrição, seguindo os princípios da feira.
Realizada, nesta edição, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeira Soares e a mais de 25 anos pelo Grupo Coletivo Triunfo, a feira é fruto da união de diversas organizações sociais e instituições. Nestes anos de trajetória, ela reafirma que cada semente partilhada é também um gesto de esperança, cada roda de conversa é um espaço de resistência, e cada abraço entre companheiras e companheiros é a prova de que o futuro se constrói coletivamente, com os pés na terra e o coração aberto para o bem viver.
Da Terra à Mesa
Na manhã de sábado, 30, haverá o lançamento do projeto “Promoção, fortalecimento e ampliação de sistemas de produção agroecológicos e em transição”, aprovado no edital Da Terra à Mesa: Por um Brasil com mais alimentos agroecológicos. O projeto nasce de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF), formalizado através de termo de fomento entre cinco entidades da região Sul do Brasil, que desenvolvem as ações em rede. O objetivo é claro: ampliar a produção e o consumo de alimentos agroecológicos, cultivados com respeito à vida e ao meio ambiente, garantindo dignidade e sustentabilidade às famílias agricultoras.
Serviço
Local: Centro de Eventos Miguel Belinoski – Teixeira Soares
Data: 29 e 30 de agosto
⏰ Horário: das 9h às 19h
Entrada gratuita