Este documentário foi produzido no momento em que o Polo da Borborema celebra seus 20 anos. Construído com base em depoimentos de agricultores e agricultoras, de lideranças do Polo e de técnicos da AS-PTA, ilustra como um vigoroso processo sociopolítico de escala territorial foi constituído a partir da valorização de saberes e experiências práticas da própria agricultura familiar da região.
Com a assessoria da AS-PTA, o Polo da Borborema articula 150 organizações de base comunitária e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de 14 municípios para que atuem de forma coordenada na mobilização de agricultores e agricultoras para processos de experimentação e ação política em torno aos seguintes temas: sementes, saúde e alimentação, recursos hídricos, criação animal, agrofloresta e construção de mercados. De forma integrada a esse processo, apoia o fortalecimento de movimentos da juventude camponesa e das mulheres agricultoras, contribuindo para a democratização das relações de geração e de gênero e lutando contra todas as formas de violência contra as mulheres.
O vídeo demonstra a importância das práticas de cooperação e ação coletiva em âmbito territorial. Nesse sentido, é rico em ensinamentos para movimentos e redes empenhados na promoção da Agroecologia, particularmente no que se refere à necessidade de revisão crítica dos papeis das organizações da agricultura familiar, das entidades de assessoria e das políticas públicas.