“São as pessoas que têm um profundo respeito e uma relação muito próxima com a natureza. Se preocupam com todo o processo de resgate, multiplicação, colheita e armazenamento de sementes. Seja para a sua própria produção, partilha ou para a comercialização das sementes”
Este é o entendimento da ReSA – Rede Sementes da Agroecologia, espaço que reúne mais de 25 organizações e movimentos sociais do campo e da cidade no estado do Paraná. A Rede articula suas ações na conservação e multiplicação da biodiversidade, fortalecendo a rede de guardiãs e guardiões de sementes, entendendo a agroecologia como modelo para a produção de alimentos, gerando autonomia para as famílias agricultoras ao produzirem sua própria semente.
“É a semente que dá vida ao guardião, é o guardião que dá vida à semente”
Entende, também, que para conservar a biodiversidade é preciso cuidar de todas as formas de vida, com a multiplicação de variedades e raças crioulas como sementes, tubérculos, mudas, animais, ovos.
A cartilha – Sementes da Agroecologia. Sementes da Vida – traz informações sobre a importância de se conservar a biodiversidade, o que a Rede entende por guardiã e guardião de sementes, legislação e os direitos das famílias sob as variedades, contaminação genética transgênica e, também, como participar da ReSA.
Cartilha Sementes da Agroecologia. Sementes da Vida.
Realização: Rede Semente de Agroecologia (ReSA)
Apoio: Terra de Direitos e Fundação Heinrich Boll