A AS-PTA, em parceria com Projeto Resgate do site Outras Palavras, publica conjunto de textos que apresentam questões centrais para criar estratégias de superação da crise atual
A iniciativa de lançamento dos Cadernos de Debate tem o intuito de jogar luzes sobre o abismo em que o país se encontra e despertar reflexões conjuntas sobre suas possíveis saídas. Em um anseio de compreender os desafios e olhar para as experiências trazidas após a chegada da pandemia, nesta quinta-feira, 30/09, ocorre o primeiro encontro desta inédita parceria entre AS-PTA e Outras Palavras.
“A pandemia da Covid-19 evidenciou três faces perversas e interdependentes do capitalismo neoliberal: a globalização da insegurança econômica, da vulnerabilidade social e dos agravos à saúde coletiva”, afirma Paulo Petersen, coordenador executivo da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. No enfrentamento às desigualdades que já existiam e foram aprofundadas pela Covid-19, é preciso irradiar a ideia de outros mundos possíveis e viáveis, pautados pela agroecologia, que sempre estiveram presentes nos territórios.
O primeiro texto da série, que pode ser acessado abaixo na íntegra, foi produzido pelo sociólogo holandês Jan Douwe van der Ploeg. O convite é para analisar criticamente os efeitos da Covid-19 nos sistemas alimentares e seus alertas para um futuro ainda incerto. Não há respostas prontas, mas diversas experiências em curso nos territórios que apontam bons caminhos a seguir.
A coleção traz temas que estimulam reflexões acerca das redes locais de abastecimento alimentar e suas narrativas contrastantes, a crise sanitária da Covid-19 e seus impactos, o desenvolvimento rural e economia ecológica, a análise crítica sobre as estratégias do agronegócio e suas justificativas na ocupação dos territórios são algumas delas, que partem de questionamentos como: quais respostas visualizamos a partir das experiências dos territórios? O que está por vir?
Conhecer a conjuntura atual é imperativo para que seja possível ajustar as estratégias coletivas dos movimentos populares. Por isso, os textos estão ancorados numa perspectiva de pós-pandemia, pois é necessário pensar o futuro a partir das formas que ele assume no presente.
Acompanhe o debate com o sociólogo Jan Douwe van der Ploeg e Roselita Vitor, assentada da reforma agrária e da coordenação do Polo da Borborema, mediado por Antônio Martins, nesta quinta-feira (30/09), a partir das 16h, nos canais do Outras Palavras e AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia.
Acesse o texto na íntegra.