08 de março e a Luta das Mulheres – Oficina Saberes e Memórias lança terceira edição do Boletim Mulheres, Jovens e Griôs
No 08 de março de 2022, agricultoras urbanas, culinaristas e processadoras se reuniram para refletir sobre “O que é ser mulher”.
Esta data passou a representar a conquista dos direitos das mulheres trabalhadoras. Porém, falamos de sociedades nas quais há muito mulheres negras já trabalhavam, e com os resquícios do período escravista.
Sendo assim, essas conquistas não contemplaram o que mulheres negras buscavam enquanto direitos bem como os direitos que mulheres indígenas buscam não estão contemplados em particularidades de outras mulheres.
Kizzy Martins, assistente social da AS-PTA, destaca que colocar a luta de todas as mulheres partindo de algo que faça parte de um grupo social específico é ignorar e até mesmo negar a particularidade de outras. Somos diversas. É preciso levar em consideração a luta de cada uma. Quando pensamos o que é ser mulher, partimos de princípios diferentes. Temos construções sociohistóricas diferentes. Somos compreendidas de formas diferentes na sociedade e temos lutas diferentes. O 08 de março é um dia pra gente lembrar todas as mulheres, sem ignorar a particularidade de lutas umas das outras.
Durante a oficina Saberes e memórias, promovida pelo programa de Agricultura Urbana da AS-PTA, a culinarista Áurea Andrea do Empório da Chaya, a Zootecnista Chris Rio Branco de Mulheres de Pedra e a jovem Luane Martins do Coletivo Ubuntu trouxeram suas perspectivas e vivências de se trabalhar em coletivos formado apenas por mulheres, destacando a resistência no ser mulher e a sororidade presente nos coletivos a partir do elo criado entre elas.
Após essa potente troca, lançamos a terceira edição do Boletim Mulheres, Jovens e Griôs, que reúne relatos que evidenciam as trajetórias diversas de cada companheira, mas que se encontram no enfrentamento às violências.
Convidamos todas as nossas múltiplas mulheridades para refletir: Qual a sua luta do dia da mulher? Acesse o PDF online Boletim Mulheres, Jovens e Griôs: Conectando identidade e a luta das mulheres
Eu sou uma mulher
Isso não é uma pergunta
É uma afirmação
Eu sou uma mulher.
A pergunta é: Qual o custo de ser uma mulher nesta sociedade?
O que significa ser mulher num mundo que odeia mulheres?
Eu sou uma mulher
Mas que mulher?
Mas que mundo? “Afirmação”, Lana de Holanda, 2022