No dia 19 de dezembro 2022 realizamos o Seminário de Confraternização do Programa de Agricultura Urbana da AS-PTA e parceiros. Depois de dois anos adaptando o evento para a modalidade online devido à pandemia, finalmente o reencontro presencial aconteceu. Dessa vez, o local de celebração foi em Campo Grande, no Sítio do Edinho, junto à Agroprata e ao Quilombo Dona Bilina, no Rio da Prata, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Começamos o encontro com reflexões, propostas e esperanças para 2023, as falas dos coletivos e parceiros presentes retratavam o momento político atual de renovação, os desafios enfrentados, as partilhas dos impactos da pandemia, a denúncia da volta do Brasil ao Mapa da Fome, bem como nossa perseverança pela garantia da saúde, segurança alimentar e nutricional e a agricultura na cidade.
No local tivemos a presença da feirinha, onde produtores agroecológicos, artesãos e culinaristas expuseram suas produções; a Ciranda das crianças, mediada pelo Marcus do coletivo Origens e um saboroso almoço agroecológico com alimentos da Agroprata, do MST e da UNACOOP!
Apesar dos últimos anos difíceis agravados pela pandemia e de muitas perdas, também voltamos nossa atenção para destacar os feitos da AS-PTA e dos projetos parceiros; mesmo nesse período de dificuldade e de desmonte das políticas públicas, resistimos pela força e organização das comunidades. Quando a gente troca e partilha sementes, quando a gente se junta de forma cooperativa, é assim que estamos resistindo à fome!
Estiveram presentes os parceiros do CEM, Verdejar, Quintais produtivos da Colônia, Arranjo Local de Guaratiba, Campo Grande (Permalab, AAFA, Agroprata, Feira agroecológica de CG), Vargem Grande (AMAVAG / Teia de Solidariedade / Feira da Roça), Jardim Sulacap Sustentável, Quilombo D. Bilina, Quilombo Cafundá Astrogilda, Quilombo Camorim, Caxias (Parque Marilândia, Pilar), Nova Iguaçu Geneciano, Cooperativa Univerde, Magé, Guapi, Capina, Fundação Angélica Goulart, entre tantos outros.
Onde tem agroecologia, tem união e coletividade!