Este manual foi elaborado pela AS-PTA, no âmbito do Projeto Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos, que conta com a parceria da Petrobras. O projeto tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento local sustentável através da prática da agricultura urbana e da agroecologia, ajudando a mitigar riscos sociais em faixas de dutos e linhas de transmissão nas comunidades de Geneciano, Pilar e Parque Marilândia, localizadas na área de influência da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), do Terminal da TRANSPETRO em Campos Elíseos (TECAM) e da Termelétrica Governador Leonel Brizola (UTE-GLB) nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Diante dos desafios socioambientais da Baixada Fluminense, evidenciados no alto índice de pobreza, na falta de condições básicas de infraestrutura urbana, desmatamento de áreas protegidas e outros, ocupar as faixas de dutos com a produção de alimentos, por uma perspectiva agroecológica, coloca-se como alternativa para a sustentabilidade dos agroecossistemas, valorização dos territórios e possibilidade de renda para as famílias.
A ciência agroecológica trabalha com a ideia de várias dimensões e com a questão da preservação da biodiversidade, da interação de diversas plantas e animais, onde deve-se manter uma diversificação de culturas, assim como a matéria orgânica e os microrganismos atuando no solo. Assim, a partir de uma construção coletiva junto aos territórios de atuação sobre as principais dúvidas e desafios a serem enfrentados para colocar de pé nossas hortas nas faixas de dutos, reunimos nesta publicação algumas técnicas de plantio, manejo e gestão técnico-econômica da produção com enfoque na agroecologia.
Este manual não é um livro de receitas que deve ser seguido à risca, como costumamos falar. Este documento é o resultado de uma sistematização compartilhada das técnicas e dos modos de se relacionar e cuidar das plantas, do solo, das águas e das pessoas que os territórios e as famílias envolvidas no projeto já praticam. Mas, às vezes, não tinham a dimensão da grandiosidade do que estavam fazendo.
Como uma das dimensões da agroecologia é o sonho, o acreditar num futuro melhor, esperamos que este material seja uma sementinha que contribua para a apoiar na implantação das hortas, para o restabelecimento do equilíbrio dos agroecossistemas e para a transformação ambiental e social da Baixada Fluminense.
Façamos uma boa leitura!
Manual para produção agroecológica de alimentos