O Projeto Alimentos Saudáveis em Mercados Locais é organizado pelo Programa de Agricultura Urbana e Periburbana e tem como objetivo contribuir para a geração de oportunidades de ocupação econômica e de renda ampliando e consolidando circuitos locais de comercialização de alimentos saudáveis produzidos pela agricultura familiar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Participarão do Projeto agricultores e agricultoras familiares provenientes de comunidades situadas em quatro municípios: Guapimirim, Magé, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Em sintonia com os objetivos da Agenda 21, está concebido para compatibilizar o imperativo da superação da pobreza por meio do desenvolvimento da economia solidária com a promoção de processos de produção e consumo ambientalmente sustentáveis e sadios. Especial ênfase será atribuída à inclusão social de jovens agricultores como agentes econômicos e de desenvolvimento local.
O Projeto se propõe a promover o fortalecimento e estruturação de quatro empreendimentos solidários da agricultura familiar em três dimensões interdependentes: o desenvolvimento de capacidades de gestão pelos associados; o fomento à implantação de tecnologias sociais para aprimoramento dos processos produtivos e das estruturas voltadas à comercialização; o estreitamento dos vínculos sociais e econômicos entre agricultores familiares e consumidores urbanos. Para atingir seus objetivos, o projeto promoverá atividades de capacitação, seminários com agricultores, gestores públicos e consumidores, visitas técnicas de acompanhamento, fomento à produção e à comercialização, visitas de consumidores às áreas de produção dos agricultores, além de atividades na área de comunicação social voltadas à construção de uma identidade do projeto relacionada ao valor positivo da produção local de alimentos pela agricultura familiar.
Para alcançar os objetivo, a AS-PTA mobilizará o amplo leque de parcerias estabelecidas com organizações mediadoras responsáveis pela condução das iniciativas locais inovadoras em curso. Simultaneamente, contará com parcerias de instituições de ensino, pesquisa e extensão fortemente enraizadas na região, como a Embrapa Agrobiologia, a UFRJ, a UFRRJ e o Núcleo de Gestão da Biodiversidade e Saúde da Farmanguinhos/Fiocruz. Esse conjunto de parceiros vem atuando de forma articulada desde da execução do Projeto Semeando Agroecologia.
O projeto se propõe a atingir os seguintes resultados:
• 100 agricultores associados aos empreendimentos solidários, dentre os quais 30 jovens, comercializam sua produção alimentar em novos mercados locais.
• 2 projetos de venda para alimentação escolar e 2 proposições de PAA elaborados em fase de contratação.
• 4 Planos de negócio de empreendimentos solidários da agricultura familiar elaborados.
• Incremento médio de 60% na renda agrícola dos 100 agricultores familiares participantes do Projeto.
• 2 propostas de políticas públicas de apoio aos empreendimentos solidários da agricultura familiar formuladas e negociadas com gestores públicos.
• Aprimoramento do conhecimento e de aplicação de práticas agroecológicas por, pelo menos, 60 agricultores familiares.
• Pelo menos 10 produtos sendo comercializados com nova apresentação e embalagem.
• 60 agricultores familiares incorporando aos seus sistemas de produção pelo menos 2 tecnologias sociais.
• Adequação de estruturas de 4 empreendimentos solidários.
• 1 marca criada e aplicada identificando os produtos da agricultura familiar da região metropolitana
• Ampliação da relação entre agricultores familiares e consumidores
• Produtos da agricultura familiar da região metropolitana do Rio de Janeiro reconhecidos nos mercados locais e com vendas intensificadas
• 2 novos canais de comercialização organizados em parceria com grupos de consumidores da região metropolitana, sendo pelo menos 1 feira da agricultura familiar envolvendo 40 agricultores e 20 consumidores.
Conheça a Campanha Produtos da Gente
Patrocínio