Como parte das atividades da Semana de Alimentação Carioca no Rio de Janeiro organizada pelo Consea-Rio, agricultores, técnicos, pesquisadores, gestores públicos e consumidores se reuniram no Rio da Prata, na Zona Oeste do município, para discutir as conexões estratégicas entre a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a prática da agricultura urbana e periurbana.
O Café na Roça permitiu aprofundar discussões iniciadas na oficina de agricultura urbana que aconteceu em junho no Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – FBSSAN – em Porto Alegre, RS. Para isso, contribuiu o local escolhido para a atividade: próximo aos limites do Parque Estadual da Pedra Branca, o sítio pertence a um dos associados da Associação de Agricultores Orgânicos da Pedra Branca (Agroprata).
Annelise Fernandez, professora da UFRRJ, abriu o debate enfatizando que os conflitos resultantes da presença de agricultores familiares em áreas do Parque nos motivam a tomar consciência das transformações que nossas redes podem estimular e as relações com o tema da SAN e da agricultura urbana. Ela lembrou que ninguém é contra a conservação, mas que não é necessário praticar uma conservação que expulse as pessoas e aumente condições de desigualdade e pobreza.
Marcio Mendonça, da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, chamou a atenção para a Rede Carioca de Agricultura Urbana e sua luta por dar visibilidade aos agricultores e agricultoras do município e as garantias de acesso à alimentação saudável, respeitando o direito humano à alimentação adequada e à segurança alimentar. E esse também foi o tema de que trataram Marcos Albuquerque, do CEDAC, e Regina Oliveira, ao anunciarem as tentativas de rearticulação do Fórum Fluminense de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Antes da partilha do café da manhã, Francisco Caldeira, da Agrovargem, apresentou as experiências de comercialização para a alimentação escolar da associação localizada em outra vertente do Parque e reforçou da importância que a atuação em rede fortalece a agricultura familiar do município e a participação de agricultores e agricultoras em espaços como o Consea.
Além do Café na Roça, outras atividades envolvendo a Rede Carioca de Agricultura Urbana aconteceram durante a Semana da Alimentação, como a Oficina de Hortas em Pequenos Espaços no Restaurante Cidadão de Jacarepaguá e a Oficina sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar na Escola Brigadeiro Schorcht.