Agricultores e agricultoras participam de Feiras municipais de Sementes Crioulas e da Biodiversidade no Paraná

São João do Triunfo 2Em meio a diversidades de sementes crioulas, mudas, alimentos e artesanatos mais de dois mil agricultores e agricultoras da região de São João do Triunfo-PR participaram da Feira Regional de Sementes Crioulas e da Biodiversidade.

Durante os meses de agosto e setembro, será realizada uma série de feiras de sementes crioulas e da biodiversidade na região centro-sul do Paraná e no planalto norte-catarinense culminando com a realização da Feira Regional no dia 29 de setembro de 2013, no município de São Mateus do Sul. As feiras são realizadas anualmente na região a fim de incentivar o resgate, a conservação e a multiplicação das sementes nativas, além de criar ambiente e oportunidades para que os agricultores e as agricultoras possam trocar saberes, materiais genéticos e debaterem sobre os valores dessas sementes para o fortalecimento da agricultura familiar.

Após à benção, as sementes de milho multiplicadas pelas comunidades por meio do apoio do Programa de Aquisição de Alimentos-Sementes (PAA-Sementes/Conab), são distribuídas para o público presente, que saem com o compromisso de continuar selecionando e multiplicando as sementes nativas para garantir o autoconsumo, para a geração de autonomia ou para revalorização dos aspectos culturais associados às espécies que foram selecionadas à anos pelas comunidades locais.

São João do Triunfo 3Na feira municipal de Rio Azul, o jovem Luís Carlos Romanelli foi chamado num ato simbólico para receber o primeiro pacote de sementes. Para Romanelli a autonomia das sementes é um passo importante para incentivar com que os jovens possam criar condições de permanecerem na terra. Ainda falou que aguarda a reativação do moinho de cereais e do maquinário para proporcionar o melhor aproveitamento do milho crioulo, fortalecendo ainda mais a geração de renda de sua comunidade, a Invernada.

Ao final da feira de São João do Triunfo, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e comunidade do Porto Feliz, Nelson Dias, presidente do Sindicato avalia: “Mostramos mais uma vez a força da agricultura familiar do município, e da região principalmente no trabalho de resgate e manutenção das sementes crioulas”.

Ouça a chamada para a XI Feira Regional das Sementes Crioulas e da Biodiversidade que ocorrerá em São Mateus do Sul

Esta atividade foi relizada com apoio do projeto PDA do Ministério do Meio Ambiente.

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*