Sementes da Paixão e as Políticas Públicas de Distribuição de Sementes na Paraíba

semente paixãoDissertação de Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável de Flávia Londres.
Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2013.

A diversidade de espécies e variedades de plantas tradicionalmente cultivadas por agricultores familiares é de enorme importância tanto para o atendimento de diferentes necessidades e usos pelas comunidades rurais, como para a diminuição da vulnerabilidade das lavouras diante de intempéries climáticas, pragas e doenças. Entretanto, ao passo que estratégias coletivas de gestão dos recursos genéticos locais e conhecimento associado têm se mostrado importantes ferramentas para a chamada conservação on farm dessa diversidade, poucos são os exemplos concretos de políticas públicas que as reconheçam e valorizem. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as diferentes políticas de distribuição de sementes executadas na Paraíba à luz das dinâmicas de funcionamento e dos princípios que regem a experiência da Rede de Sementes da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB) envolvendo resgate, conservação, multiplicação e uso de sementes crioulas. Foram descritas e analisadas as ações desenvolvidas no âmbito do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), do Programa de Sementes para a Agricultura Familiar, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entre 2006 e 2010, do Plano Brasil Sem Miséria, executado pelo MDA e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) desde 2011, bem como do Programa de Distribuição de Sementes do Governo Estadual da Paraíba. Ao final da pesquisa é apresentado um conjunto de recomendações visando contribuir para o aprimoramento das políticas, programas e ações que têm como objetivo a garantia do abastecimento do público da agricultura familiar com sementes adaptadas e de qualidade.

Sementes da Paixão e as Políticas Públicas de Distribuição de Sementes na Paraíba


 

Isto foi postado em Documentos dentro de com os temas e as tags , ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

4 comentários

  1. Postado 18 de julho de 2015 às 20:35 | Permalink

    como eu posso conseguir sementes de milho natural e organico.

    • adriana
      Postado 19 de julho de 2015 às 17:40 | Permalink

      Caro Antônio,

      Procure agricultores e agricultoras da sua região. Ou vá a feiras livres de sua cidade.

  2. Henrique
    Postado 29 de junho de 2014 às 11:48 | Permalink

    Bom dia, gostaria de verificar com voces como posso adquirir um pouco de semente desta pipoca escura e de espiga pequena. Moro em Seberi, Rio Grande do Sul.
    Att. Henrique.

  3. Edimilson Brabo Fari
    Postado 20 de maio de 2014 às 14:15 | Permalink

    Gostaria de saber como adquirir as sementes da paixão, moro em Belém do Pa e sou apaixonado por tudo que se refere a natureza pois gostaria de cultivar as mesmas em uma pequena propriedade que tenho.

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *