AS-PTA cumprimenta INCA por relatório sobre agrotóxicos e câncer

Por AS-PTA

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2015.

Ao divulgar seu Posicionamento Acerca dos Agrotóxicos, o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) traz importantíssimo alerta à sociedade sobre um dos graves impactos do modelo agrícola dominante em nosso país.

O relatório tem seu conteúdo cientificamente caucionado, destacando que “Dentre os efeitos associados à exposição crônica a ingredientes ativos de agrotóxicos podem ser citados infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer”.

A população como um todo está exposta aos efeitos decorrentes do uso crescente de agrotóxicos no país dado que seus resíduos, como ressalta o relatório, encontram-se não só nos produtos frescos e in natura, como também naqueles industrializados. A exposição a esses produtos é mais intensa e direta em meio aos agricultores e trabalhadores rurais. O enfrentamento desse cenário, nas palavras do INCA, passa pela substituição do modelo dominante pela produção de base agroecológica em acordo com a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

A trajetória percorrida nos últimos anos que resultou no relatório ora divulgado também foi destacada pelo INCA. Dessa forma, evidencia como instituições de interesse público, da Academia e da sociedade civil podem e devem se unir para a produção e a disseminação de conhecimentos necessários ao enfrentamento de problemas que afetam a todos, como a incidência crescente de câncer no Brasil.

A AS-PTA cumprimenta o INCA e sua equipe pelo processo construído e pelo alerta que faz à sociedade e às autoridades públicas.

Isto foi postado em e as tags ,
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

Um comentário

  1. Postado 14 de junho de 2015 às 17:58 | Permalink

    Agrotóxicos causam câncer, impotência, etc. Por isso é importante se alimentar com produtos orgânicos, livre de transgênicos e venenos.

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*