Na agricultura familiar, o arredor de casa é um espaço múltiplo e de grande importância para toda a família. É nele que se fazem as experiências das primeiras chuvas, de novas tecnologias. É onde se gera renda e se desenvolve a economia. É também o espaço dedicado à educação dos filhos e ao cuidado da família, das plantas medicinais, da horta, das frutas, dos animais de terreiro. É, enfim, um grande laboratório da vida da agricultura.
A partir dos recursos gerados nesse laboratório, a Comissão de Saúde e Alimentação do Pólo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema vem criando ambientes socioculturais estimuladores de práticas de experimentação, de intercâmbios e de gestão coletiva de conhecimentos. Além disso, vem incentivando a emergência de novos padrões sociais, ao promover a inserção e a criação de espaços organizativos para a atuação de todos os membros das famílias.
Neste vídeo, as agricultoras do Agreste da Paraíba abrem as portas de seu laboratório e prestam testemunhos comoventes, ora pessoais ora coletivos. Elas contam como foram gradativamente assumindo um papel de protagonistas de seus processos sociais de inovação e de gestão de conhecimentos, além mostrar como foram se afirmando enquanto agricultoras-experimentadoras e, acima de tudo, como tiveram reconhecida publicamente sua nova função.