Desde 2010, o Polo da Borborema vem fomentando um trabalho com a juventude camponesa em seu território. Esse vídeo busca dar luz a essa juventude que vem se somar ao movimento de forma pujante. A partir de testemunhos dos jovens agricultores, o vídeo afirma a importância da juventude rural para a construção do futuro da agricultura familiar no território.
Esse documentário nasce no momento em que o Polo da Borborema celebra 20 anos de luta na construção de um território Agroecológico. E a partir das jovens vozes, afirma-se a Agroecologia como alternativa de desenvolvimento rural e de fortalecimento da agricultura familiar capaz de promover geração de renda e autonomia para a juventude do campo.
O vídeo Sementes do Saber também é o resultado do Diagnóstico sobre a Juventude Camponesa do Polo da Borborema, conduzido pelos próprios jovens, por lideranças do Polo da Borborema e pela AS-PTA. Traz a reflexão dos principais desafios levantados durante o estudo, mas sobretudo, mostra que os jovens têm claro o que querem para a vida. A decisão do futuro seguramente está em suas mãos. O que certamente determinará as diferenças entre as escolhas da vida são as oportunidades que lhe aparecem ou não: acesso à terra e aos recursos, acesso as políticas públicas, a identidade cultural, a organização em grupos de jovens, a participação no sindicato, assim por diante. Assim como o diagnóstico, esse vídeo permite descobrir novos tesouros, jovens agricultores-experimentadores que vêm fertilizando o chão da Borborema.
Clique e assista: