No início de abril, a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e o Centro de Referência e Especialização em Assistência Social (CREAS) de São João do Triunfo-PR organizou nova iniciativa de envolvimento da juventude com a agroecologia e a agricultura sustentável. Apoiados por Bianca Grabicoski, a coordenadora do CREAS, e por João Batista, pedagogo do município, foram concebidos 8 módulos que serão trabalhados com os adolescentes de 12 a 17 anos, e serão tratados temas como a gestão da água, compostagem, reciclagem, entre outros ligados a produção de alimentos saudáveis de base agroecológica. O curso finalizará no mês de julho de 2019.
Ministrado por Fábio Júnior Pereira e Miriane Serrato Mika, ambos da AS-PTA, e com colaboração de Waldomiro Veinhardt, Secretário Municipal de Assistência Social, participaram do módulo inicial 15 jovens, onde foram tratados elementos que nortearão a construção do curso. Os módulos terão além de aulas teóricas, práticas e dinâmicas com visitas a campo em propriedades rurais e também junto a cooperativa da agricultura familiar, a COAFTRIL, responsável pela comercialização de alimentos agroecológicos para merenda escolar de estudantes municipais, resultado direto da aprovação da Lei da Merenda Escolar aprovada em 2017.
O curso, que tem a coordenação da AS-PTA, faz parte do projeto que vem sendo executado no município junto aos parceiros locais para debater sobre o consumo consciente e provocar uma alimentação mais saudável para todos. Esse projeto envolve mais 3 entidades que trabalham com agroecologia.