O treinamento, realizado no dia 23 de junho, visou a capacitação de jovens para a coleta de amostras de solo em sistemas agroflorestais em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Com a análise, será possível verificar a densidade de carbono, possibilitando estimar a quantidade de carbono estocado no solo.
Fabiano Balieiro, pesquisador da Embrapa Solos, ensina técnicas de coleta de amostragem do solo para os estagiários do Projeto. Foto: Acervo Projeto Sertão Carioca.
O treinamento foi realizado por Fabiano Balieiro, pesquisador da Embrapa Solos. Participaram do treinamento os estagiários Michel Cole, estudante de engenharia agrícola ambiental, e Adilson Mesquita Junior, estudante de licenciatura em educação no campo. As amostras de solo que serão coletadas em alguns SAFs do Quilombo Cafundá Astrogilda serão encaminhadas para o laboratório a fim de determinar a fertilidade do solo e a densidade e estabilidade do carbono no solo.
Os estagiários deverão colaborar no dimensionamento das áreas dos sistemas agroflorestais escolhidos, e coletar dados relacionados à idade dos SAFs a partir de consulta com os moradores da região. Em seguida, será realizada a tradagem, um tipo de coleta de amostragens. Esta análise permitirá verificar a quantidade de carbono estocado em relação às outras unidades de produção e em relação a trechos de floresta.
Em um segundo momento, será feito o estudo da biomassa florestal e da biomassa aérea. Neste primeiro treinamento, Fabiano já iniciou a conversa sobre o componente arbóreo, e como é possível medi-lo. Para esta etapa da pesquisa, serão necessários coletores de serrapilheira.
Fabiano Balieiro orienta estagiários sobre o planejamento de coleta de dados da região. Foto: Acervo Sertão Carioca.
O perfil dos solos do quilombo será obtido com os dados prontos. Entender quais espécies de cultivo se adequam melhor em cada canto do território é um ganho obtido com esta pesquisa. Michel Cole acrescenta: “A pesquisa nos permite descobrir os níveis de potássio, alumínio e outros componentes do solo. Vamos saber se o solo está pobre ou rico, o que podemos fazer com isso e o que queremos plantar”. O levantamento dos dados é fundamental para o planejamento dos SAFs.
O treinamento para a pesquisa de carbono no solo em agroecossistemas familiares no âmbito do Projeto Sertão Carioca está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Com a promoção da agricultura familiar e urbana, avançamos para a fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), incentivamos o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e o consumo e produção sustentáveis (ODS 12), além de combatermos a mudança global do clima (ODS 13).
O Projeto Sertão Carioca: Conectando Cidade e Floresta, realizado pela AS-PTA em parceria com as comunidades quilombolas do Quilombo Dona Bilina, Cafundá Astrogilda e Quilombo do Camorim. Tem o patrocínio da Petrobrás, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.